Topo

Diego Alves e a montanha-russa: goleiro vai da ovação às críticas em 4 dias

Diego Alves foi vaiado contra o Botafogo, ovacionado contra o Emelec e criticado contra o Bahia - Thiago Ribeiro/AGIF
Diego Alves foi vaiado contra o Botafogo, ovacionado contra o Emelec e criticado contra o Bahia Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

05/08/2019 04h00

O goleiro Diego Alves viveu, em uma semana, uma montanha-russa no Flamengo. Vaiado no clássico com o Botafogo e ovacionado no duelo com o Emelec, do Equador, em que ajudou a garantir vaga nas quartas de final da Libertadores, voltou a ser duramente criticado quatro dias depois, na derrota para o Bahia, ontem (4).

A atuação, inclusive, fez com que muitos torcedores colocassem em xeque a permanência do camisa 1 como titular, pedindo a entrada de César.

Merece ir para o banco?

Ainda no decorrer do jogo, Diego Alves foi alvo de diversos comentários negativos sobre a atuação que vinha tendo. Alguns rubro-negros demonstraram querer ver Cesar como titular na próxima partida, apontando que o jovem, segundo eles, estaria em uma fase melhor que o experiente goleiro.

Vale lembrar que, na reta final da temporada passada, quando Dorival Júnior estava no banco da equipe, Diego Alves, que voltava de lesão, não aceitou ir para o banco e, posteriormente, acabou afastado do elenco, terminando o ano treinando separadamente do restante dos companheiros. O episódio quase interrompeu a passagem pelo pela Gávea.

Zoação nas redes

Com os erros na Arena Fonte Nova, Diego Alves foi alvo também de diversas brincadeiras. Dos próprios rubro-negros e de rivais.

Em algumas postagens, comparação do atual camisa 1 do Flamengo com o antigo, Muralha, que hoje está no Coritiba e teve passagem pelo Rubro-Negro marcada por algumas falhas. Até uma postagem do ex-deputado federal Eduardo Cunha foi resgatada para ilustrar o momento.

Explicações

Diego Alves, logo após a partida, explicou que, no lance em que mandou a bola nos pés de Gilberto, tentou simplesmente afastar a bola do gol rubro-negro e que tamanha falha nunca tinha acontecido na carreira, mesmo tendo utilizado bastante os pés no tempo de Europa.

Fui chutar para frente, estava pressionado. Isso nunca aconteceu na minha vida. Na Espanha, também jogava com os pés. Não fui tentar dar passe e nem nada disso. Fui chutar para frente e caiu nos pés do jogador do Bahia"

Confiança de Jorge Jesus

O técnico Jorge Jesus fez questão de não colocar a culpa do goleiro pela falha, afirmando que o erro aconteceu antes de a bola chegar aos pés dele.

"Não foi um risco. Foi uma decisão que poderia ser anulada antes, não culpo nenhum jogador individualmente. Posso achar que a decisão não foi a melhor. Antes da decisão do Diego Alves, houve uma decisão que não pode voltar a ter. Foi esta decisão que colocou o Diego em situação perigosa".

Episódio do cafezinho

A "colisão" entre a torcida rubro-negra e Diego Alves já aconteceu antes. A mais grave foi em abril do ano passado, quando um grupo de torcedores foi ao aeroporto protestar durante o embarque da delegação para o duelo com o Ceará, pelo Brasileiro. Na ocasião, o meia Diego quase foi agredido e o goleiro jogou um copo de café na direção dos rubro-negros.

Sobrou também para o estreante

O lateral-esquerdo Filipe Luis atuou pela primeira vez com a camisa do Flamengo na tarde de ontem. Porém, a estreia ficou marcada pela zoação. Um vídeo que circulou na internet mostrava ele correndo ao lado de Gilberto em lance que o atacante do Bahia chega muito à frente e faz o terceiro gol do jogo.

Os internautas, claro, não perdoaram e fizeram diversas comparações com o lance.