Topo

Zenit vê má interpretação em caso de racismo contra Malcom

Malcom em sua estreia com a camisa do Zenit - Reprodução/Twitter/Zenit
Malcom em sua estreia com a camisa do Zenit Imagem: Reprodução/Twitter/Zenit

Do UOL, em São Paulo

05/08/2019 10h25

O Zenit alegou que o significado da faixa exibida ontem por parte de sua torcida, no jogo contra o Krasnodar, foi mal interpretado, o que gerou "conclusões incorretas" em relação ao episódio de racismo contra o atacante brasileiro Malcom.

Sem especificar qual seria o contexto correto para a faixa, o clube demonstrou "profundo pesar de que meios de comunicação tenham denunciado incorretamente o assunto". O Zenit ainda disse que sempre apoiou iniciativas antirracistas.

A frase em questão ("Obrigado dirigentes por acreditar na tradição") seria uma alusão irônica de um setor de torcedores, que durante a semana publicou em seu site um manifesto defendendo que a ausência de jogadores negros no Zenit seria um respeito às tradições do clube e que isso não significaria racismo. Inicialmente, foi reportado que a faixa usasse a palavra negro. O texto, porém, fala apenas em tradição.

"Não somos racistas, mas consideramos que a ausência de jogadores negros no elenco do Zenit é uma importante tradição que reforça a identidade do clube. Somos a equipe mais ao norte das grandes cidades europeias e nunca tivemos laços com a cultura da África, da América Latina ou da Oceania. Não temos nada contra os povos destes continentes, mas queremos que quem jogue no Zenit esteja alinhado com a mentalidade e o espírito do time", afirma o manifesto dos torcedores.

Malcom foi anunciado como reforço do Zenit na última sexta-feira (2). O time pagou cerca de R$ 171 milhões ao Barcelona para ter o atleta.

Veja o comunicado do Zenit na íntegra:

"O Zenit Football Club é consciente de que uma faixa foi exibida por um pequeno número de pessoas que dizia: "Obrigado dirigentes por acreditar na tradição" e que o significado desta declaração foi deturpado em várias partes da mídia, e com base nessas más interpretações, conclusões incorretas foram tiradas e não têm base na realidade.

O Zenit tem uma longa tradição de convidar os melhores jogadores de todo o mundo para o clube, independentemente do seu passado, etnia ou nacionalidade. Há muito que o clube apoia iniciativas antirracistas, inclusive de igualdade, e continuará a fazê-lo agora e no futuro.

Ao mesmo tempo, gostaríamos de expressar nosso profundo pesar de que os meios de comunicação no exterior e outros, incluindo clubes de futebol, tenham denunciado incorretamente o assunto, e esperamos que essas organizações possam verificar completamente os fatos antes de fazer quaisquer declarações depreciativas ou acusações.

O Zenit Football Club terá o prazer de convidar aqueles que comentaram a situação para assistirem a uma das nossas partidas em casa e experimentarem a hospitalidade que tão famosamente demonstramos durante a Copa do Mundo de 2018 e em outras competições e eventos internacionais".