Topo

Após detenção, torcedor que xingou Bolsonaro verá jogo em camarote da Arena

Rogerio Lemes de Carvalho compartilhou boletim de ocorrência nas redes sociais - Reprodução/Facebook
Rogerio Lemes de Carvalho compartilhou boletim de ocorrência nas redes sociais Imagem: Reprodução/Facebook

Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo (SP)

06/08/2019 19h34

O torcedor do Corinthians que foi detido pela Polícia Militar no clássico contra o Palmeiras, em Itaquera, por xingar o presidente Jair Bolsonaro (PSL) das arquibancadas, foi convidado pelo clube paulista para assistir à partida do Timão contra Goiás amanhã, às 19h15 (de Brasília), na Arena Corinthians, em jogo adiado da sétima rodada do Campeonato Brasileiro.

Segundo apurou o UOL Esporte, Rogerio Lemes Coelho já aceitou o convite, e acompanhará o duelo do camarote da presidência. O clube paulista ficou indignado com o ocorrido e entrou em contato com o torcedor para fazer o convite na tarde de hoje.

O Corinthians, aliás, divulgou nota oficial hoje pela manhã repudiando ação da Polícia Militar. O clube paulista considerou o fato um grave atentado às liberdades individuais no Estado Democrático de Direito e que historicamente o clube sempre apoiou a democracia e a defesa do direito constitucional de livre manifestação.

Rogerio Lemes Coelho afirmou ter sido agredido pelos policiais e levado para um posto da PM. No Facebook, ele divulgou a cópia do boletim de ocorrência registrado pelo segundo Batalhão de Polícia de Choque, no centro da capital, que confirma a abordagem policial e a condução até a delegacia.

O torcedor relatou o ocorrido em detalhes nas redes sociais, dizendo que ficou "todo dolorido" e expondo imagens das marcas das algemas e roxos nos dedos nas mãos;

"Os policiais vieram pra cima, um já me deu mata-leão quando eu caí, me algemaram, me levaram pra uma sala e ficaram me humilhando", disse Rogerio

Confira a nota oficial do Corinthians:

A Arena e o Sport Club Corinthians Paulista vêm a público repudiar o episódio que resultou na detenção do torcedor Rogério Lemes Coelho durante o jogo ocorrido no último domingo (04) contra o Palmeiras na Arena Corinthians, após sua manifestação contra o Presidente da República. O clube historicamente reitera seu compromisso com a democracia e a defesa do direito constitucional de livre manifestação, desde que observados os princípios da civilidade e da não violência. A agremiação lembra que diferentes autoridades, entre elas o presidente do clube, já foram alvo de manifestações da torcida durante os mais variados eventos esportivos realizados no local e o episódio caracteriza-se como um grave atentado às liberdades individuais no Estado Democrático de Direito.

Versão da SSP

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) paulista disse que os policiais agiram "para preservar a integridade física do torcedor", já que a atitude dele teria causado "animosidade com outros torcedores, com potencial de gerar tumulto e violência generalizada".

Ainda de acordo com a SSP, as "polícias de São Paulo são instrumentos do Estado Democrático de Direito e não pautam suas ações por orientações políticas"

Por fim, o órgão informa que Rogerio não foi preso, mas conduzido ao posto do Juizado Especial Criminal (Jecrim) na Arena Corinthians, onde foi registrado um boletim de ocorrência "não criminal", ou seja, apenas uma comunicação formal de um fato, sem complicações jurídicas ou penais.