Topo

Palmeiras

Felipe Melo resiste à pressão no Palmeiras e impressiona pela regularidade

Felipe Melo comemora gol na partida contra o Corinthians na 13ª rodada do Campeonato Brasileiro  - Alan Morici/AGIF
Felipe Melo comemora gol na partida contra o Corinthians na 13ª rodada do Campeonato Brasileiro Imagem: Alan Morici/AGIF

Bruno Grossi e Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

06/08/2019 04h00

O Palmeiras só não viu a pressão crescer novamente nesta temporada porque Felipe Melo apareceu para salvar o time no clássico do último domingo contra o Corinthians - no fim, empate por 1 a 1. O gol de cabeça, que aliou técnica e força, é a representação do ano que o volante faz pelo Verdão e da regularidade apresentada por ele mesmo em um momento tenso para os alviverdes.

Felipe é o jogador mais constante do elenco palmeirense em 2019. E isso não é destacado somente pelos torcedores do clube ou pela comissão técnica. Os próprios atletas ficam impressionados com o rendimento do veterano de 36 anos, que na semana passada já havia sido destaque também contra o Godoy Cruz, pela Copa Libertadores da América.

Além da parte técnica, o volante tem aparecido bastante pelo comportamento nos últimos jogos. A fase adversa deixou os nervos dos jogadores exaltados no Palmeiras e isso atrapalhou o time em alguns momentos, como o próprio técnico Luiz Felipe Scolari apontou. Felipe Melo é quem entra em ação para tentar levantar os companheiros do desânimo ou para fazê-los retomar a concentração.

A única ressalva sobre Felipe é a quantidade de cartões amarelos recebidos, algo que no primeiro semestre parecia controlado. Só no Campeonato Brasileiro, o volante foi amarelado sete vezes em nove jogos. Ou seja, já cumpriu suspensão em duas ocasiões - e estamos ainda na 13ª rodada da competição.

A diferença em relação ao ano passado é que o rendimento técnico tem deixado a questão disciplinar em segundo plano. Em 33 partidas na temporada, Felipe Melo já marcou quatro gols. Essa é a melhor marca dele pelo Palmeiras. Em 2017, quando chegou, fez dois gols. No ano passado, marcou três vezes.

Não à toa, o veterano segue prestigiado no clube e, há quase dois meses, renovou contrato com o Verdão até o fim de 2021. Assim, Melo terminará o vínculo com a equipe alviverde aos 38 anos de idade.

Palmeiras