Topo

Santos

Luxa elogia Sampaoli e faz alerta: "Não estamos jogando futebol brasileiro"

Carlos Gregório Júnior / Vasco
Imagem: Carlos Gregório Júnior / Vasco

Do UOL, em São Paulo

06/08/2019 09h06

O técnico do Vasco, Vanderlei Luxemburgo, reconheceu o bom trabalho e fez elogios a Jorge Sampaoli, que levou o Santos à liderança do Campeonato Brasileiro. Porém, em entrevista ao "SporTV", o treinador disse que as características dos times de Sampaoli são consonantes com a história do futebol nacional, que, em sua avaliação, perdeu a sua essência nos últimos anos.

"Não é um privilégio de o Sampaoli ensinar para nós. É legal ver, ter essa troca, mas não tem ensinamento. A nossa escola é dessa maneira. Mas houve uma mudança dentro do futebol brasileiro, uma preocupação muito grande com a tática, e a essência do empirismo brasileiro foi esquecida, nossa capacidade de fazer coisas diferentes... Nós estamos jogando diferente do que estávamos, não estamos jogando (o futebol brasileiro). A essência do futebol brasileiro não é essa", afirmou Luxemburgo.

Em sua explanação, Luxemburgo lembrou de times históricos que respeitaram essa essência ofensiva do futebol brasileiro. Especificamente sobre o Santos, disse que o DNA do clube facilitou a aplicação dos ideais de Sampaoli.

"Ele é um grande treinador. O DNA do Santos é de quanto mais garotos da Vila, mais jovens, mais sucesso. Se ele tentar colocar um time defensivo lá, não vai conseguir, porque o time vai para frente. O DNA do futebol brasileiro não é diferente do que o de Sampaoli, mas estamos nos últimos tempos com tantos times que jogam por uma bola que esqueceram da essência do futebol brasileiro", disse.

"Não está ensinando, estamos vendo sim um grande trabalho, com futebol ofensivo, mas não é privilégio do Sampaoli no Brasil, o futebol brasileiro tem essa característica... Tem o time do Flamengo que foi fantástico, o São Paulo dos Menudos, mesmo o Santos com os garotos com o Leão. Ele está num clube que deu a oportunidade para fazer o esquema dele, porque o DNA do clube vai de encontro com o que ele pensa", completou Luxa.

O Santos lidera o Brasileirão com 32 pontos, quatro a mais do que o Palmeiras. O Vasco de Luxemburgo é o 15º, com 14 pontos.

Santos