Topo

Internacional

Como o Inter pode superar a ausência de D'Alessandro contra o Cruzeiro

D"Alessandro está suspenso em razão da expulsão na partida contra o Palmeiras - Persio Ciulla | TXT Sports
D'Alessandro está suspenso em razão da expulsão na partida contra o Palmeiras Imagem: Persio Ciulla | TXT Sports

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

07/08/2019 04h00

O clima é de mistério. O Internacional não irá revelar quem ocupará a vaga de D'Alessandro, suspenso, no jogo de hoje (7), às 21h30 (de Brasília), contra o Cruzeiro. A abertura da fase semifinal da Copa do Brasil coloca o Colorado sem seu principal armador, mas as alternativas podem suprir a carência aberta em razão do cartão vermelho contra o Palmeiras.

D'Alessandro foi expulso ao reclamar pela anulação do gol de Victor Cuesta, que poderia evitar a decisão da vaga na semifinal nos pênaltis. Sem ele, o time gaúcho bateu o rival paulista nas cobranças.

Mas o gringo é, aos 38 anos, o principal criador de jogadas do time de Odair Hellmann. Dentro de casa, as principais ações da equipe partem dos pés dele. Fora de casa, ele atuou bem menos vezes, mas ainda assim foi importante nos minutos em que esteve em campo.

Alternativa 1: Nonato

A primeira opção de Odair é colocar Nonato. Mantendo o 4-1-4-1 característico do time, o jovem de 21 anos ocuparia a segunda linha de meio ao lado de Edenílson. Patrick viraria extrema pela esquerda, com Nico López pela direita.

Nonato dá ao time mais controle de bola. Com ele, a equipe ganha em posse e qualidade de passe. Porém, perde em combate físico e fica um pouco mais frágil defensivamente. O atleta não tem a mesma capacidade de Patrick de suportar choques ou "arrastar" adversários com jogadas individuais.

Alternativa 2: Rafael Sobis

A entrada do veterano mudaria menos o meio campo do Inter. Atacante de origem, ele foi testado aberto pela direita na partida contra o Fluminense e ganhou elogios nos bastidores do clube. Nesta opção, a segunda linha de meio ficaria com Nico pela esquerda, Patrick e Edenílson em seguida, e Sobis pela direita.

O time ganharia poder de conclusão de média distância. Além disso, Sobis tem bom potencial criativo e poderia fazer o movimento de armação semelhante a D'Ale. É experiente e suporta jogos dessa magnitude. Além de normalmente crescer em partidas decisivas. Porém, não tem a mesma velocidade ou poder de marcação dos outros atletas que concorrem pela vaga.

Alternativa 3: Wellington Silva ou Sarrafiore

Com Wellington Silva ou Sarrafiore, Odair Hellmann também mexe menos na estrutura do time. Na primeira opção, ganha em drible e velocidade. Wellington entra pela esquerda e desloca Nico López para o lado direito. É um jogador de contra-ataque, de um contra um, especialista em servir de "escape" quando o time está sendo pressionado.

Já Sarrafiore poderia jogar pela direita. O argentino de 22 anos é o jogador mais semelhante a D'Alessandro no elenco. Tem bom drible e construção de jogadas, boa conclusão e pode tranquilamente exercer a função do compatriota. Porém, não tem atuado com regularidade na equipe.

Internacional