Topo

Esporte


Brasileiros marcam, mas Real Madrid perde da Roma nos pênaltis

Marcelo comemora com os companheiros após marcar para o Real Madrid contra a Roma - Matteo Ciambelli/NurPhoto/Getty Images
Marcelo comemora com os companheiros após marcar para o Real Madrid contra a Roma Imagem: Matteo Ciambelli/NurPhoto/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

11/08/2019 17h04

Se preparando para o início da temporada europeia, Real Madrid e Roma se enfrentaram hoje, no estádio Olímpico, em amistoso que valia taça para o grande vencedor. Em um jogo bastante movimentado, os dois times empataram pelo placar de 2 a 2 e não mudam o retrospecto das equipes nesta pré-temporada. O vencedor do confronto saiu na disputa de pênaltis, quando a equipe italiana venceu por 5 a 4

Isso porque a Roma vinha com um bom retrospecto em jogos amistosos, já que tinha empatado diante do Athletico Bilbao e vencido tanto o Perugia como o Lille, enquanto o clube da capital espanhol trazia nas costas um retrospecto bem abaixo do esperado, pois tinham ganhado duas partidas, empatado uma e perdido outras três.

Agora, as duas equipes se preparam para a estreia oficial na temporada europeia. Pelo lado do Real Madrid, a expectativa é de começar bem o Campeonato Espanhol, depois de uma edição bastante decepcionante, porém a equipe merengue não terá vida fácil, já que encara o Celta de Vigo, fora de casa, na estreia do torneio. Já a Roma jogará em seus domínios, diante do Genoa, e o objetivo é brigar pelo título contra a favorita Juventus.

QUEM FOI MELHOR: MARCELO

O jogador brasileiro mostrou mais uma vez porque é uma das referências do elenco da equipe madrilenha. Mesmo sendo um lateral, o atleta nacional é muito importante no ataque, tanto que na partida de hoje anotou o primeiro gol e deu uma linda assistência para Casemiro marcar o segundo do Real Madrid. Curiosamente, Marcelo foi o único a errar nas cobranças de pênalti, mas nada que atrapalhasse seu grande desempenho na partida.

QUEM FOI PIOR: DEFESA DO REAL MADRID

Esse será o setor que o técnico Zinedine Zidane mais terá que se esforçar para a próxima temporada europeia. Na partida de hoje, os defensores madrilenos não conseguiram acompanhar a velocidade dos atacantes e meias adversários e deram muito espaço para que a equipe da Roma pudesse criar quando buscavam a meta defendida por Courtois.

ATUAÇÃO DA ROMA

O time italiano teve uma grande atuação ofensivamente, fazendo dois gols no primeiro tempo e dando enorme trabalho para a defesa do Real Madrid, que teve que contar com um pouco de sorte e competência do goleiro belga Courtois. No entanto, os laterais romanos deram muito espaço e foi dessa maneira que o time espanhol conseguiu ficar na frente do placar e estufar as redes do goleiro Pau López.

ATUAÇÃO DO REAL MADRID

O momento do Real Madrid realmente não é dos melhores O desempenho no primeiro tempo já foi bastante irregular, com pouca criação e muita dificuldade de parar os rápidos jogadores de ataque da Roma, com muitos buracos entre a primeira e a segunda linha. Os gols vieram mais do talento individual do que um estilo de jogo bem executado.

HISTÓRIA DO JOGO

Logo aos dois minutos, a equipe da Roma ficou muito perto de abrir o marcador, quando Dzeko recebeu belo passe na entrada da área, chutou cruzado e viu seu companheiro de ataque errar o chute, mesmo com o gol vazio. Na sequência, veio a resposta do Real Madrid, que arriscou um belo chute que ficou muito perto das redes do goleiro Lopez. Porém o começo de jogo era melhor da equipe italiana, que ficou muito perto de abrir o placar após chute de Florenzi, que explodiu no travessão.

Aos 15 minutos, o lateral-esquerdo brasileiro Marcelo mostrou porque é uma das peças fundamentais para o setor defensivo e também ofensivo do clube merengue. Vindo de trás, o defensor recebeu bela bola invertida por Modric, cortou com a perna direita e chutou sem qualquer chance para o goleiro da Roma. Porém a alegria do time espanhol durou pouco, já que aos 33 minutos veio o empate dos italianos, após boa jogada de Zaniolo e boa finalização de Perotti.

O primeiro tempo estava realmente elétrico, pois o Real Madrid voltou a ficar na frente, novamente com um gol brasileiro, e a Roma empatou o marcador, (de novo), logo em seguida. Aos 38 minutos, Casemiro aproveitou cruzamento de Marcelo e estufou as redes, enquanto um minuto depois o atacante bósnio Dzeko estufou as redes de Courtois com um forte chute no alto.

O segundo tempo já foi bem mais controlado, com poucas jogadas ofensivas dos dois lados. Diferentemente da etapa inicial, quem teve as melhores chances de marcar foi o Real Madrid, principalmente pela entrada do brasileiro Vinícius Júnior, que deu uma outra dinâmica ao setor ofensivo do time espanhol. Com o placar empatado, a disputa foi para os pênaltis, em que o brasileiro Marcelo foi o único a perder, justamente na última delas.

TORCIDA

A torcida da Roma compareceu em peso no estádio Olímpico e o clima era de jogo importante, não de um amistoso. A expectativa da equipe italiana é de que os fãs continuem nesse ritmo no restante da temporada para que o time brigue por conquistas nesta edição 2019/2020.

Mais Esporte