Topo

Napoli encaminha acerto com mexicano e deve sair de briga por Everton

Silvio Ávila/EFE
Imagem: Silvio Ávila/EFE

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

12/08/2019 17h06

O Napoli encaminhou hoje (12) a contratação de Hirving Lozano, meia-atacante do PSV, e com isso está virtualmente fora do páreo como possível destino de Everton, do Grêmio. O acerto entre o clube italiano e o jogador mexicano já existe e depende de detalhes burocráticos para ser sacramentado. Na semana passada, o avanço da operação com o PSV era acompanhado de perto por pessoas envolvidas na carreira de Cebolinha.

Aos 24 anos, Lozano deve custar 42 milhões de euros (R$ 187,5 milhões na cotação atual) aos cofres do Napoli.

O UOL Esporte mostrou que Napoli e Arsenal sondaram o Grêmio por Everton, semanas atrás, com proposta de 40 milhões de euros e não avançaram ao ouvirem que a quantia era baixa.

Segundo o jornal Gazzetta Dello Sport, Hirving Lozano chega a Nápoles em no máximo dois dias para encarar revisão médica e assinar contrato. O acerto foi encaminhado após reunião entre Aurelio De Laurentiis, presidente do Napoli, e Mino Raiola, empresário do jogador.

Everton Cebolinha é artilheiro do Grêmio na temporada, com 12 gols marcados, e tem contrato até o final de 2022. Valorizado após ser destaque na seleção brasileira que venceu a Copa América, ele foi um dos alvos do Arsenal no início da janela inglesa. O clube de Londres, contudo, preferiu investir em Nicolás Pépé, do Lille-FRA.

O Grêmio detém 50% dos direitos econômicos de Everton e pretende receber 40 milhões de euros por este percentual. O restante está dividindo entre Gilmar Veloz (30%), ex-procurador de Cebolinha, Fortaleza (10%) e Celso Rigo (10%), investidor gremista.

A posição do clube gaúcho é tão firme que os dirigentes recusaram proposta de um clube chinês por Cebolinha. A oferta era de 45 milhões de euros.