Topo

Palmeiras

Ausência de Felipe Melo testa posição mais "curta" no elenco do Palmeiras

Volante pode pegar suspensão por entrada violenta em Lucca, do Bahia - Marcello Zambrana/AGIF
Volante pode pegar suspensão por entrada violenta em Lucca, do Bahia Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Bruno Grossi

Do UOL, em São Paulo

13/08/2019 04h00

Sempre exaltado pelo elenco grande e de qualidade, o Palmeiras terá um teste contra essa máxima após a expulsão de Felipe Melo. Além de cumprir suspensão automática contra o Grêmio neste sábado, na 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, o volante pode pegar mais jogos de gancho pela falta violenta em Lucca, do Bahia, e deixar reduzida por mais tempo uma posição que já é "curta" no plantel alviverde.

O técnico Luiz Felipe Scolari tem Felipe Melo e Bruno Henrique como os volantes titulares da equipe. A opção imediata para Felipe é sempre Thiago Santos, o único primeiro volante à disposição para enfrentar os gremistas. Matheus Fernandes, outro reserva, tem características um pouco mais ofensivas e passou a ser o suplente de Bruno depois que Moisés foi vendido.

Há ainda Jean, mais um que é segundo volante. O problema é que ele e Matheus chegam ao mês de agosto com poucos minutos acumulados na temporada, algo que não é ideal para o caso de entradas de emergência. Matheus Fernandes jogou três vezes, nunca como titular e totaliza 39 minutos em campo em 2019. Jean foi usado em quatro partidas, foi titular em duas e soma 193 minutos jogados.

Uma solução para essa escassez seria aproveitar Ramires como volante, e não aberto pela direita, como planeja Felipão. Só que o ex-jogador da seleção brasileira está machucado, não tem previsão de retorno e neste ano só atuou uma vez, já pelo Verdão - entrou no segundo tempo da derrota por 2 a 0 para o Ceará, na 11ª rodada do Brasileirão.

Para o duelo de sábado contra o Grêmio, marcado para 21h de sábado na Arena, em Porto Alegre, a tendência é que Felipão use um time reserva. Até porque, na próxima terça-feira, também na capital gaúcha, os clubes voltam a se enfrentar, na abertura das quartas de final da Copa Libertadores da América.

Ou seja, nesse primeiro momento, a ausência de Felipe Melo já era prevista, provavelmente para preservá-lo da sequência de jogos importantes da próxima semana. A questão é que o volante pode pegar uma suspensão maior na Série A, testando a decantada força do elenco palmeirense.

Palmeiras