Topo

Federação de treinadores critica Mauro Cezar em nota oficial

Lucas Lima/UOL
Imagem: Lucas Lima/UOL

Ana Carolina Silva

Do UOL, em São Paulo

13/08/2019 09h47

A FBTF (Federação Brasileira dos Treinadores de Futebol) emitiu nota de repúdio ontem (12) contra o jornalista Mauro Cezar Pereira, da "ESPN Brasil' e colunista do UOL Esporte. A entidade o acusa de "perseguição" aos técnicos Abel Braga, ex-Flamengo, e Vanderlei Luxemburgo, do Vasco. O jornalista optou por não responder diretamente e apenas compartilhou uma entrevista que deu ao jornal "Lance".

"O jornalista Mauro Cezar, que já reúne em sua bagagem muitas polêmicas, faz uso da audiência dos seus contratantes e excede o limite do razoável, atacando a honra de profissionais do esporte, os colocando quase em posição de algozes. Dada a perseguição feita contra os treinadores Abel Braga, no período em que dirigiu o Flamengo, e Vanderlei Luxemburgo (atual treinador do CR Vasco da Gama), o jornalista confunde e mistura de forma proposital, pejorativa e maldosa, a vida pessoal do treinador de futebol com a de cidadão", disse a FBTF.

Em contato com a reportagem, Mauro disse que não voltará a se manifestar sobre o assunto e não dará uma resposta direta à nota de repúdio. Ele apenas indicou a leitura de uma entrevista que concedeu ao jornal "Lance" recentemente, na qual, dentre outras respostas, disse o seguinte:

"Jamais fiz ou farei ataques pessoais, eu critico e elogio o desempenho profissional, o que faz parte do trabalho. E não entro no confronto de baixo nível com quem tenta te atrair para a luta com o intuito de transferir o combate para a lama, onde determinados personagens sentem-se mais à vontade", afirmou Mauro Cezar ao "Lance".

Já a ESPN publicou uma nota oficial em que defende que seus comentaristas tenham liberdade de opinião.

"Reconhecida pela credibilidade e independência de seu jornalismo, a ESPN Brasil respeita e defende a livre opinião de seus profissionais que possuem total liberdade para a realização de análises e comentários relacionados ao universo esportivo", diz a emissora.