Topo

Grêmio joga para confirmar aposta em mata-matas contra técnico conhecido

Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

14/08/2019 04h00

O Grêmio recebe o Athletico, hoje (14), no jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil para confirmar a aposta nos mata-matas. A preferência pelos torneios eliminatórios sempre esteve presente no clube gaúcho, mas ficou ainda mais cristalina depois do jogo com a Chapecoense, pelo Campeonato Brasileiro. O avanço a ser buscado desta vez é contra um velho conhecido.

Grêmio e Athletico se enfrentam às 21h30 (horário de Brasília), na Arena do Grêmio.

"Estamos fazendo uma partida definitiva, fundamental. Importante. Partida que vai definir muitas coisas para o Grêmio. Uma disputa que nos dá perspectiva de jogar mais uma final de Copa do Brasil", resumiu Romildo Bolzan Jr., presidente do Grêmio.

A declaração do dirigente dá o tom da partida na Arena. Reforça o discurso de Renato, do elenco, e a dos demais dirigentes: a Copa do Brasil e a Libertadores dividem a prioridade do clube em 2019. O Brasileirão está no fim da fila.

"Futebol é dia, tem que estar bem concentrado. Decisão? Um detalhezinho pode fazer diferença. A gente está acostumado a decisões, todo ano chegando, então o grupo é maduro mesmo com jovens. Isso tira o peso e a gente sabe que precisamos ir bem no primeiro jogo", declarou Maicon.

Nos corredores da Arena, a convicção é de que o elenco atual pode conquistar mais um título na temporada - no primeiro semestre ocorreram as vitórias do Gauchão e Recopa Gaúcha. Vencer o Athletico, no jogo de ida, é a missão primária. Ganhar com vantagem significativa no placar é o objetivo adicional.

Com um bom resultado no primeiro duelo de mata-mata, a regra clássica do 'Grêmio de Renato' também será cumprida. Em caso de empate ou derrota, a projeção fica comprometida e aumenta a carga dos confrontos com o Palmeiras, pelas quartas de final da Libertadores. Mais lá adiante, o Campeonato Brasileiro do Grêmio também pode ser impactado.

Hoje, o time de Renato Portaluppi é apenas 14ª no Brasileirão. Não tem dor de cabeça maior com a posição, e atual série de quatro rodadas sem vitória, justamente pelo bom desempenho no mata-mata. Chegou a hora de fazer valer a aposta e comprovar, de novo, o caráter de copeiro.

Tiago Nunes, mas pode chamar de ex-Grêmio

Treinador do Athletico desde a saída de Fernando Diniz, no ano passado, Tiago Nunes goza de grande cartaz em Curitiba. O título da Copa Sul-Americana em 2018 elevou o profissional a outro nível no Paraná. A carreira dele, no entanto, começou no Rio Grande do Sul.

Natural de Santa Maria, Nunes rodou o interior gaúcho ganhando experiência. Passou pela base do Grêmio em 2013 e recebeu convite para voltar ao clube em 2017. Preferiu ficar no Athletico. A permanência acabou se mostrando acertada, pelos resultados já conhecidos.

Os dirigentes gremistas ganharam novos argumentos para considerar o técnico bom nome no mercado. Tanto que, ao final de 2018, com a indefinição de Renato Gaúcho sobre o futuro, Tiago Nunes foi um dos listados como alternativas ao cargo na Arena.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X ATHLETICO

Data e hora: 14/08/2019 (quarta-feira), às 21h30 (horário de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão: Globo, SporTV e Premiere
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Auxiliares: Alessandro Rocha Matos (BA) e Rodrigo Henrique Correa (RJ)
Árbitro de vídeo: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)

GRÊMIO: Paulo Victor; Leonardo, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Maicon, Matheus Henrique, Alisson, Jean Pyerre e Everton; André
Técnico: Renato Gaúcho

ATHLETICO: Santos; Jonathan, Lucas Halter, Léo Pereira e Márcio Azevedo; Wellington, Bruno Guimarães, Bruno Nazário (Nikão), Marcelo Cirino e Rony; Marco Ruben
Técnico: Tiago Nunes