Topo

Renato avisa após vitória na semi: "Grêmio que encantou o Brasil voltou"

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

15/08/2019 00h35

Renato Gaúcho flutuou entre a parcimônia e a euforia depois da vitória do Grêmio em cima do Athletico, por 2 a 0, no jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil. O treinador abriu a coletiva com tom de aviso e proferindo a frase 'o Grêmio que encantou o Brasil voltou', mas depois deu um passo atrás ao dizer que a vantagem de olho na decisão é boa, mas não definitiva.

André e Jean Pyerre fizeram os gols da vitória gremista em Porto Alegre. A atuação poderia ter rendido placar maior, mas faltou pontaria ao Grêmio na reta final do segundo tempo.

"Acima de tudo foi uma grande apresentação do grêmio. Aquele futebol que encantou o Brasil todo, na minha opinião, voltou. Nesses momentos o Grêmio cresce bastante. Enfrentamos uma grande equipe, bem armada pelo Tiago. Foi um grande jogo, mas desde o início do jogo a minha equipe dominou o adversário. Criamos, fizemos e tivemos chances para ampliar", disse Renato Portaluppi na abertura da entrevista coletiva.

E de fato, o Grêmio empurrou o Athletico para a defesa e fez um primeiro tempo quase perfeito. Na etapa final, o time visitante se jogou para frente e esboçou reação. Quando começou a cogitar pressão, viu Jean Pyerre acertar linda falta de longe e ampliar.

"Agora, não está nada decidido. O Athletico é muito forte na casa deles e isso tudo já falei para o grupo. Já conseguimos uma vantagem que dá certa tranquilidade, mas de maneira alguma está decidido. Tem mais 90 minutos", contemporizou o treinador do Grêmio.

Grêmio e Athletico voltam a se enfrentar em 4 de setembro, na Arena da Baixada. O time gaúcho avança a final com qualquer empate e derrota por um gol de diferença. Em caso de tropeço por dois gols de diferença, o duelo vai aos pênaltis.