Topo

São Paulo

Igor Vinícius ganha moral no São Paulo e diz "viver sonho" com Daniel Alves

Igor Vinicius durante treino do São Paulo; lateral agrada pela evolução em campo e pela postura na chegada de reforços - Marcello Zambrana/AGIF
Igor Vinicius durante treino do São Paulo; lateral agrada pela evolução em campo e pela postura na chegada de reforços Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Arthur Sandes e José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

16/08/2019 04h00

A chegada de dois reforços de nível mundial poderia dificultar a vida de Igor Vinícius no São Paulo, mas o lateral direito entende que tem tudo para crescer ao lado de Daniel Alves e Juanfran. Em entrevista exclusiva ao UOL Esporte, o jogador disse se sentir em evolução no Morumbi e contou as primeiras impressões dos novos companheiros, vendo a nova realidade com tamanha naturalidade que a postura pode até lhe render renovação com o Tricolor.

Segundo o UOL Esporte apurou, a direção do São Paulo se surpreendeu positivamente com a reação de Igor Vinícius aos reforços. Se outros poderiam se desanimar com o aumento do nível da concorrência, o lateral, ao contrário, empolgou-se. A atitude foi bem vista internamente e reforçou no Tricolor a intenção de comprar os direitos econômicos do jogador ao fim de seu empréstimo, em dezembro.

O São Paulo também quer mantê-lo para revezar com Juanfran e Daniel Alves, que podem ter problemas com o calendário brasileiro - principalmente no início do ano que vem, quando o time deve disputar mais de uma competição simultaneamente.

"Fiquei sabendo desse boato de que estava tudo certo para eu ficar, mas ainda não está no papel, não dá para comemorar", despistou Igor Vinícius. "Vou dar continuidade no que estou fazendo. Se estão gostando, pretendo melhorar e agradar mais ainda. Por enquanto foi só especulação", completou.

Desde que foi contratado por empréstimo junto ao Ituano, o lateral atuou em 19 jogos e desbancou Bruno Peres para começar o Campeonato Brasileiro como titular. Ele acumula bons jogos recentes, principalmente nas vitórias sobre Chapecoense e Santos, mas daqui em diante pode ficar à sombra de Daniel Alves, que pode também atuar no meio-campo, e de Juanfran, seu concorrente direto. Os reforços não têm titularidade garantida, mas é certo que a disputa no lado direito aumenta muito para Igor Vinícius, que até outro dia nem tinha reserva para a função.

Daniel Alves conversa com Igor Vinícius - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
No sábado (10), Igor Vinícius recebeu conselhos de Dani Alves antes de clássico contra o Santos
Imagem: Reprodução/YouTube

"Não sei qual o planejamento deles [para Dani Alves e Juanfran]. Procuro sempre dar meu melhor, e aí fica com o Cuca. Sei que logo eles vão estrear, e espero podermos ganhar muitas coisas juntos", projeta Igor Vinícius, para quem a chegada da dupla "muda o São Paulo de patamar" com "a mente vencedora que a gente precisa".

"É interessante; estou vivendo um sonho. Para mim é uma realização e uma satisfação muito grande poder jogar ao lado dele [Daniel Alves]. Vou ficar na cola dele, vou pedir camisa autografada, sem dúvidas", diz o lateral, querendo observar e aprender com o capitão da seleção brasileira, "um cara diferente no toque de bola, no domínio e que pensa muito rápido".

Igor Vinícius e Soteldo disputam bola no clássico entre São Paulo e Santos - Ivan Storti/Santos FC - Ivan Storti/Santos FC
Firme na marcação de Soteldo, Igor Vinícius teve atuação elogiada contra o Santos
Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Aprendizado no São Paulo

"Desde que cheguei, defensivamente evolui muito, teve melhora. Acho que o posicionamento melhorou: eu vim de um time [Ponte Preta] em que eu era a válvula de escape, o lateral que só apoiava - dificilmente eu marcava. Quando você chega nesse nível, onde tem vários jogadores que têm a responsabilidade de decidir o jogo, a gente não se preocupa em só atacar, mas sim em primeiro defender. Amadureci neste sentido, de saber a hora de subir, e me sinto tranquilo dentro de campo para subir só na hora certa. É um ponto bem positivo."

Amadurecimento

"A gente amadurece muito quando chega nesse nível. Cheguei da Série B com um ano de profissional, e lógico que não cheguei totalmente pronto. Com o passar do tempo e as experiências, os profissionais que trabalham com a gente e a estrutura - aqui tem tudo do bom e do melhor para nós -, aprendo muito. A experiência dos mais velhos também ajuda bastante."

Foco na renovação

"Tenho que estar bem dentro de campo. No fim do ano tem essa possibilidade de compra, então meu objetivo é me firmar aqui, poder renovar meu contrato e ter uma história aqui dentro. Toda vez que entro em campo, tento dar o meu melhor para, se tudo der certo, ser comprado no fim do ano."

Ambições no Brasileirão

"Trabalhando focado, como estamos desde a Copa América, temos condições de brigar nas cabeças. Temos que estar no bolo porque a competição se decide nas últimas dez rodadas, então não podemos nos distanciar. Estamos vivendo um momento bom, em sequência de vitórias, e esperamos continuar assim para ficar no topo da tabela."

Assista aos gols de São Paulo 3 x 2 Santos

Gols UOL Esporte

São Paulo