Topo

São Paulo

Athletico e São Paulo colocam frente a frente ex-companheiros de Barcelona

Daniel Alves e Adriano comemoram gol do Barcelona, em 2012 - Marcus Brandt/EFE
Daniel Alves e Adriano comemoram gol do Barcelona, em 2012 Imagem: Marcus Brandt/EFE

Arthur Sandes e José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

21/08/2019 04h00

Não é todo dia que uma partida de Campeonato Brasileiro coloca frente a frente dois ex-jogadores do Barcelona. Ex-companheiros de Lionel Messi na equipe espanhola, Daniel Alves, hoje pelo São Paulo, e Adriano, com as cores do Athletico, vão se enfrentar nesta noite, a partir das 19h15, na Arena da Baixada, em partida atrasada pela 13ª rodada do Nacional.

Com carreiras sólidas no exterior, os dois voltaram ao país nesta temporada. Coincidentemente, o caminho dos dois não se cruzou apenas no time catalão. Os dois defenderam o Sevilla, antes de jogarem pelo poderoso time de Guardiola.

Além disso, por pouco eles não voltaram a ser companheiros neste ano. Antes de acertar com o Athletico Paranaense, Adriano ficou perto de fechar com o Tricolor paulista. Cuca havia dado aval para que o São Paulo contratasse Adriano, que defendia o Besiktas, da Turquia

O motivo da desistência são-paulina foi a postura do empresário Fábio Santanna, que conduzia as conversas. Os integrantes do departamento de futebol do Tricolor não aprovaram a forma como o agente negociou. Segundo pessoas envolvidas nas conversas, ele teria vazado informações para a imprensa e pedido valores altos para definir um acordo. Sem o São Paulo na disputa, o Athletico fechou a transação.

Paralelamente, desde o início do ano o São Paulo sonhava com Daniel Alves. O superintendente de relações institucionais, Diego Lugano, e o executivo de futebol, Raí, abriram as conversas com o capitão da seleção brasileira na Europa, quando ele defendia o Paris Saint-Germain. Após meses de negociação, o clube do Morumbi apresentou um contrato de longo prazo e conseguiu convencê-lo a voltar para o Brasil.

Ficha técnica

Athletico x São Paulo

Data: 21 de agosto de 2019, quarta-feira
Horário: 19h15 (de Brasília)
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Competição: Campeonato Brasileiro, 13ª rodada
Árbitro: Daniel Nobre Bins (RS)
Assistentes: Jose Eduardo Calza e Lucio Beiersdorf Flor (ambos do RS)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)

Athletico: Santos; Madson (Jonathan), Pedro Henrique, Léo Pereira e Adriano; Wellington, Bruno Guimarães e Thonny Anderson (Nikão); Marcelo Cirino, Rony e Marco Ruben. Técnico: Tiago Nunes.

São Paulo: Tiago Volpi; Juanfran (Igor Vinícius), Anderson Martins, Arboleda e Reinaldo; Luan (Liziero), Tchê Tchê e Daniel Alves; Antony, Vitor Bueno (Helinho) e Raniel. Técnico: Cuca.

São Paulo