Topo

Brasileirão - 2019

VAR: Ceará e Fortaleza aprovam encontro e receberão Gaciba para palestras

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em Santos (SP)

23/08/2019 16h30

Na tarde de ontem (22), representantes de Ceará e Fortaleza se reuniram com Leonardo Gaciba, presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, para discutir a utilização do VAR.

A ida dos dirigentes até à CBF aconteceu por conta da insatisfação de Ceará e Fortaleza com erros de arbitragem e a falta de uso do VAR em determinados lances. O clube alvinegro chegou até a pedir a impugnação da partida contra o São Paulo, vencida por 1 a 0 pelos paulistas.

O presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio, o vice-presidente e o diretor de finanças do Ceará, Raimundo Pinheiro e João Paulo Silva, e o vice-presidente do Fortaleza, Marcelo Desidério, foram recebidos pelo presidente da CBF, Rogério Caboclo, e pelo secretário geral da entidade, Walter Feldman.

Logo depois, reuniram-se com Leonardo Gaciba para debater e analisar lances sobre as decisões de arbitragem que aconteceram nos jogos dos representantes cearenses que disputam o Campeonato Brasileiro.

Os diversos lances, de ambos os clubes, foram analisados e discutidos, inclusive com exibição de vídeos e áudios da cabine do VAR, onde foi demonstrado o processo envolvido nas decisões do VAR. Segundo nota da FCF, 'ficaram satisfeitos com as discussões'.

Agora, foi agendada para os próximos dias uma visita in loco de Leonardo Gaciba ao Estado do Ceará, quando fará uma apresentação aos jogadores, comissão técnica e dirigentes de Fortaleza e Ceará sobre o protocolo, critérios e processo do VAR.

"Foi um encontro válido. Ele se comprometeu em visitar os clubes locais para explicar os protocolos. É uma sinalização de preocupação e interesse da parte dele com Fortaleza e Ceará. Obviamente que os pontos perdidos não vão voltar, mas esperamos que aconteça uma melhoria para o futebol brasileiro em geral, e o VAR seja um instrumento de erro zero durante os jogos", disse o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz.

Ceará e Fortaleza voltam a campo pelo Campeonato Brasileiro no domingo (25). O time alvinegro recebe o Flamengo, no Castelão, às 19h (de Brasília). A equipe tricolor visita o líder Santos, na Vila Belmiro, um pouco mais cedo: às 16h.