Topo

Palmeiras

Como F. Melo retomou polêmicas e pode desfalcar Palmeiras em mais jogos

Felipe Melo conversa com o quarto árbitro após ser expulso na partida entre Palmeiras e Bahia pelo Brasileirão - Daniel Vorley/AGIF
Felipe Melo conversa com o quarto árbitro após ser expulso na partida entre Palmeiras e Bahia pelo Brasileirão Imagem: Daniel Vorley/AGIF

Bruno Grossi e Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

23/08/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Volante será julgado hoje pelo STJD por causa da expulsão contra o Bahia e pode pegar até 12 jogos.
  • Ele não era expulso desde 2018 e, agora, viu dos cartões vermelhos nas últimas duas semanas.
  • Na Libertadores, ele desfalcará o Palmeiras apenas na partida de volta contra o Grêmio.
  • Expulsão no torneio continental foi considerada exagerada pelo clube, que apoiou Felipe Melo.

O Palmeiras toma conhecimento hoje da possível pena que Felipe Melo receberá do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pela expulsão diante do Bahia, no jogo da 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, quando ele recebeu cartão vermelho direto por deixar o braço em uma disputa com o atacante Lucca. A sessão que tem o julgamento do palmeirense como um dos processos tem início às 10h45.

Melo foi denunciado por agressão física, em artigo que prevê pena mínima de quatro partidas e máxima de 12. O Palmeiras tentará desqualificar a denúncia para um artigo mais brando, como jogada violenta, cuja punição é de um a seis jogos de gancho. É provável, no entanto, que o volante receba mais jogos de suspensão além da automática já cumprida contra o Grêmio na rodada passada do Brasileiro.

Mesmo que não pegue a pena máxima no STJD, Felipe corre risco de desfalcar o Palmeiras em partidas importantes do campeonato. Isso em um momento em que a briga pela liderança ficou acirrada, com o Santos na ponta e as chegadas de Flamengo e São Paulo, e justo na melhor temporada do camisa 30 no Verdão, com recorde de gols e atuações seguras.

O próximo jogo do Palmeiras no Brasileiro, por exemplo, é justamente contra o concorrente direto Flamengo, que alcançou o alviverde em número de pontos (30) e leva a melhor no número de vitórias (9 a 8). A partida acontece em 1º de setembro, no Maracanã.

Expulsões "viram" a chave em temporada tranquila

Apesar de ser o recordista de cartões amarelos no Brasileirão, o volante vinha fazendo uma temporada sem casos graves de indisciplina e chegou a receber vários elogios do técnico Luiz Felipe Scolari e dos companheiros ao longo do ano. O lance com Lucca, entretanto, foi uma recaída, que inclusive despertou críticas de Felipão.

A Libertadores poderia ser o escape para o jogador. O problema é que uma outra expulsão apareceu no caminho. Mas diferentemente de ocasiões anteriores, Melo desta vez recebeu apoio no clube, que viu exagero do árbitro no cartão vermelho que ele levou contra o Grêmio no jogo de ida das quartas de final.

Antes de ser expulso duas vezes em duas semanas, o último vermelho de Felipe Melo havia sido na Libertadores do ano passado, nas oitavas de final, contra o Cerro Porteño. Mas como a expulsão contra o Grêmio não foi direta, e sim fruto de dois amarelos, ele não corre o risco de um gancho maior e será desfalque apenas na partida de volta das quartas, na próxima terça (27), no Pacaembu.

Palmeiras