Topo

Libertadores - 2019

SP, Brasília e Rio têm "disputa interna" e miram final da Libertadores-2020

AFP PHOTO / JUAN MABROMATA
Imagem: AFP PHOTO / JUAN MABROMATA

Demétrio Vecchioli, José Edgar de Matos e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em São Paulo (SP)

24/08/2019 04h00

Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro se movimentam na tentativa receber a final da Copa Libertadores de 2020. As três cidades estudam entrar na disputa da Conmebol para sediar a decisão da principal competição sul-americana no ano que vem. Em 2019, o troféu será definido em Santiago (Chile), enquanto Assunção (Paraguai) ficou com a responsabilidade de promover o jogo do título da Copa Sul-Americana.

Em Brasília, o projeto é do governo local para receber o jogo no Mané Garrincha. Já em São Paulo, a Federação Paulista de Futebol (FPF) lidera a investida, mirando a colaboração dos três grandes times da capital (Corinthians, Palmeiras e São Paulo). No Rio, a iniciativa parte do Governo do Estado em parceria com a Federação de Futebol do Estado (Ferj).

As chapas de cada cidade vão ser afinadas na próxima semana. A reportagem apurou que, em Brasília, Conmebol, CBF e governo distrital possuem reunião já marcada.

Mané Garrincha - REUTERS/Ruben Sprich - REUTERS/Ruben Sprich
Brasília sonha com a decisão da Copa Libertadores no Estádio Mané Garrincha
Imagem: REUTERS/Ruben Sprich

Em São Paulo, na próxima terça-feira, a FPF promove um encontro com as entidades sul-americana e brasileira; há a expectativa na federação de que representantes dos três clubes também compareçam.

Prefeitura paulistana e Governo paulista, por outro lado, foram pegos de surpresa após consulta da reportagem. Arena Corinthians, Allianz Parque (Palmeiras) e Morumbi surgem obviamente como estádios postulantes, na visão da federação.

Já no Rio de Janeiro, a Federação e o governo do estado tratam o interesse como algo público e também se encontrarão com a CBF nesta próxima semana. Quem comanda ao lado da Ferj o plano carioca de receber a final da Libertadores é José Luis Zamith, secretário da Casa Civil.

Maracanã Rio de Janeiro - Pléiades, © Cnes, Distribuição Airbus DS - Pléiades, © Cnes, Distribuição Airbus DS
Maracanã recebeu a final da Copa América neste ano; Rio quer levar a decisão da Libertadores
Imagem: Pléiades, © Cnes, Distribuição Airbus DS

"O tempo de preterir o Rio de Janeiro no futebol já acabou", disse ao UOL Esporte Rubens Lopes, presidente da Ferj, reforçando já a postura do governador Wilson Witzel (PSL-RJ).

"Estou trazendo o requerimento, junto com o Secretário de Turismo [Otávio Leite], para recebermos a final da Libertadores em 2020. O Rio de Janeiro precisa desses eventos [citando a Copa América de 2019]. É o turismo que traz a riqueza, empregos, oportunidade", declarou em janeiro, durante evento da Conmebol para sortear os grupos do torneio conquistado pelo Brasil em julho.

As três cidades, portanto, travam uma batalha interna para convencer a CBF a abraçar apenas uma candidatura. Embora o planejamento direcione os esforços para a final da Libertadores, a decisão da Sul-Americana também entra na mesma disputa.

A Conmebol ainda não anunciou quando vai definir as sedes das finais continentais do próximo ano. A "batalha" brasileira, no entanto, já está rolando nos bastidores.