Topo

Por que Globo tratou Grêmio x Athletico como estreia na internet

Tardelli, do Grêmio, e Wellington, do Athletico, disputam bola em jogo pelo Brasileiro - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Tardelli, do Grêmio, e Wellington, do Athletico, disputam bola em jogo pelo Brasileiro Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Do UOL, em São Paulo

25/08/2019 04h00

Quem quis acompanhar Grêmio 2 x 1 Athletico, na tarde de ontem (24), teve de acessar o site do Globoesporte, que transmitiu a partida do Campeonato Brasileiro de forma exclusiva.

No começo da transmissão, os torcedores puderam ouvir Gustavo Villani, responsável pela narração, celebrar a estreia de uma transmissão pela internet, mesmo que o Grupo Globo já tenha exibido outros jogos do Brasileirão na plataforma.

O 'ineditismo' da atração deste sábado, que contou ainda com comentários de Ana Thaís Matos e Caio Ribeiro, se deu por conta de a Globo 'gastar' uma das três partidas que pode exibir em TV aberta por rodada, como previsto em contrato, para ter a exclusividade em seu site. Caso contrário, seria mais um jogo "cego".

Desta forma, o 2 a 1 para o Grêmio teve direito a todas as atrações conhecidas em jogos na Globo. Além do pacote gráfico, os espectadores puderam votar no "Craque o Jogo", dado a Luan, e ainda assistir às propagandas do "Futebol 2019".

Transmitir o duelo na internet também foi uma alternativa para que a Globo mantivesse a sua programação normal na televisão. Como se sabe, o clube paranaense é o único dos 20 times da Série A que não fechou com a emissora carioca para ter seus jogos transmitidos pelo Premiere (pay-per-view) em 2019.

Este foi inclusive o impasse do Grupo Globo no meio da semana, que não transmitiu Athletico x São Paulo. O jogo, vencido pelos paulistas por 1 a 0, era da 13ª rodada e tinha sido adiado porque o Furacão foi disputar a Copa Suruga. Como já tinha exibido três partida da jornada em questão, a Globo ficou sem o confronto para evitar multa de R$ 3 milhões.

"Contratualmente, a Globo pode exibir até três jogos por rodada na TV aberta e/ou no Globoesporte.com. Athletico-PR x São Paulo é uma partida da 13ª rodada, da qual a Globo já exibiu Vasco x CSA, Atlético Mineiro x Cruzeiro e Corinthians x Palmeiras", explicou a Comunicação da Globo na última terça-feira (20).