Topo

De opção no Bangu a 'patinho feio' no Fla, João Lucas soma pontos com Jesus

João Lucas, lateral-direito do Flamengo, em ação contra o Ceará - Alexandre Vidal/Flamengo
João Lucas, lateral-direito do Flamengo, em ação contra o Ceará Imagem: Alexandre Vidal/Flamengo

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

27/08/2019 12h00

Em um Flamengo recheado por astros do quilate de Arrascaeta, Gabigol, Bruno Henrique, Filipe Luís, Rafinha e outros, o lateral direito João Lucas chegou ao Flamengo sem alarde, sem recepção de gala ou entrevista coletiva. Ao contrário do tratamento dispensado aos grandes astros, seu contrato foi assinado em uma "cerimônia" privada em uma sala da sede social do clube.

Contratado ao Bangu, clube no qual se destacou no Carioca deste ano, o jogador foi a única "aposta" rubro-negra em tempos de vacas gordas. Reserva de Rafinha e Rodinei, o jovem foi escalado como titular pela primeira vez na vitória por 3 a 0 sobre o Ceará. E não decepcionou nem um pouco.

Com a necessidade de poupar Rafinha e a suspensão do reserva imediato, João Lucas atuou por 70 minutos até deixar o campo com dores musculares. Antes do jogo no Castelão, tinha sido lançado apenas nos acréscimos do jogo contra o CSA, quando Marcelo Salles ainda dirigia interinamente o Rubro-negro.

De quase desconhecido no Fla, o mineiro somou pontos valiosos com Jorge Jesus ao atuar com personalidade e segurança na capital cearense, inclusive por ter tirado quase em cima da linha uma bola que já tinha vencido Diego Alves. Ainda que a luta em seu setor seja competitiva, pelo currículo dos concorrentes, ele deu conta do recado e sinalizou que pode ser uma alternativa real a partir de agora.

Surpreender é verbo frequente na carreira do jogador, que fez o trabalho de base no Goiás e no Villa Nova-MG. Ao chegar no Bangu, só ganhou espaço quando o ex-jogador Ado substituiu Alfredo Sampaio no comando. Com o antecessor, João começou jogando apenas duas vezes e foi substituído em ambas. Às ordens do novo técnico, ganhou a vaga e decolou no Campeonato Carioca.

"O treinador tem de confiar, eu falava muito isso com ele. Eu não tinha medo de colocá-lo para jogar e ele foi muito bem contra os grandes, tanto que apareceu essa oportunidade no Flamengo. Fico muito feliz por ter sido uma das pessoas que conseguiram ajudar", disse Ado ao UOL Esporte.

João Lucas - Divulgação - Divulgação
João Lucas no dia da assinatura do contrato com o Flamengo
Imagem: Divulgação

Pelo Bangu, disputou as semifinais da Taça Rio e do Carioca e se destacou no torneio regional. Em uma era de reforços de impacto na Gávea, contrariou a tática rubro-negra e foi contratado, com acordo válido até o final de 2021.

"Sempre achei que ele devia jogar do meio para a frente, acho que foi o que o Jesus fez. Ele foi bem demais contra o Ceará, mas acho que ainda pode evoluir bastante. O pessoal ficou meio arredio quando ele chegou no Bangu, mas sempre gostei muito do seu futebol. Ele tinha muita vontade de fazer e aparecer", acrescentou Ado.

Para o jogo de amanhã contra o Internacional, às 21h30, pela Libertadores, o atleta ainda briga por uma vaguinha entre os reservas, embora esteja concentrado com a delegação rubro-negra em Viamão (RS), local que serve de quartel-general do clube antes da decisão. Depois do cartão de visitas, a tendência é de que o jogador seja uma figurinha mais frequente no Fla de Jesus.