Topo

Libertadores - 2019

Juan preferiu Inter diante de caos no Fla em 2012 e incomodou rubro-negros

Despedida do Juan após partida do Flamengo contra Cruzeiro; zagueiro também passou pelo Inter - Thiago Ribeiro/AGIF
Despedida do Juan após partida do Flamengo contra Cruzeiro; zagueiro também passou pelo Inter Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Leo Burlá e Marinho Saldanha

Do UOL, no Rio de Janeiro e em Porto Alegre

27/08/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Ídolo do Flamengo, Juan deixou o futebol europeu e resolveu voltar ao Brasil em 2012
  • Por conta do "caos interno" no Rubro-negro, Juan rejeitou o clube do coração e foi para o Inter
  • Em Porto Alegre, foi tricampeão estadual e ganhou a admiração dos colorados
  • Em dezembro de 2015, Juan voltou ao Fla. Ganhou dois estaduais e reforçou a paz
  • No início do Brasileiro de 2019, Juan se despediu dos gramados vestindo a camisa do Flamengo
  • Agora, o "rubro-negro colorado" faz um espécie de "estágio" no Fla para seguir como gestor

Jogador de poucos clubes na carreira, o ex-zagueiro Juan só vestiu quatro camisas - além do amarelo da seleção brasileira - durante toda sua trajetória. Muito ligado ao Flamengo, viu o Internacional, adversário rubro-negro desta quarta-feira (28), como opção em seu retorno ao futebol brasileiro, em 2012, ainda que tivesse em mãos uma oferta rubro-negra.

Hoje aposentado, Juan despertou a ira de alguns rubro-negros quando escolheu o Beira-Rio em vez da Gávea, após uma passagem de sucesso na Europa, onde atuou por Bayer Leverkusen (ALE) e Roma (ITA). Na época, pesou na decisão o caos político e financeiro que rondava o clube carioca. Em contrapartida, encontrou em Porto Alegre estrutura de primeira e um ambiente favorável.

Juan no Internacional - Reinaldo Canato/UOL - Reinaldo Canato/UOL
Juan foi tricampeão gaúcho com a camisa do Internacional
Imagem: Reinaldo Canato/UOL

A ida para Porto Alegre rendeu ao defensor um tricampeonato estadual e a admiração de dirigentes e torcedores. Ainda havia, no entanto, um ciclo para ser fechado. Em dezembro de 2015, o Flamengo anunciou oficialmente a volta do filho pródigo, que assinou contrato de um ano com o "novo" clube. Contratado para ser uma espécie de mentor do vestiário, Juan desenvolveu relacionamento com o então diretor Rodrigo Caetano, hoje homem forte no Colorado, e ainda faturou os Cariocas de 2017 e 2019.

Com o fim da carreira já mais próximo, o ex-atleta começou a vislumbrar uma vida fora das quatro linhas e topou o plano de carreira rubro-negro. Após uma séria lesão no tendão de Aquiles, se recuperou e teve direito a uma festa de despedida na partida contra o Cruzeiro, pelo Brasileiro de 2019.

Depois de atuar nos últimos minutos na vitória por 3 a 1, foi saudado pelos presentes no Maracanã e colocou um ponto final em uma caminhada recheada por glórias nos clubes e na seleção brasileira. Celebrado ainda em campo por antigos e atuais companheiros, Juan projetou seu novo capítulo profissional.

"É descansar agora neste mês e depois começar a estudar, trabalhar e conhecer mais o dia a dia do clube para ajudar fora do campo. A gente já vem conversando. Primeiro, quero curtir minha família, mas já estou com planos de fazer um estágio para trabalhar no Flamengo", admitiu o jogador.

Dias depois, o Inter recebeu o Fla, em jogo válido pelo Brasileiro. Em reconhecimento à passagem do jogador pelo Colorado, Juan foi homenageado com uma camisa personalizada e foi coberto de elogios pelo presidente Marcelo Medeiros:

"O Juan defendeu quatro clubes, sendo dois no Brasil e a seleção. O Inter não podia ficar fora dessa homenagem justa e merecida a um zagueiro que honrou a camisa 4 e faz da área a sua casa, além de ter sido um exemplo para uma série de jogadores".

O período de aprendizado do ex-jogador está a todo vapor e ele tem sido figurinha carimbada no cotidiano do Fla. Na última quarta, por exemplo, parabenizou pessoalmente os jogadores após a vitória por 2 a 0 sobre o Inter e a tendência é que seja efetivado em 2020 em algum cargo. O ex-zagueiro também participa de ações institucionais do clube e recentemente representou o Fla [ao lado de Filipe Luís em uma visita ao Hospital da Criança.

Agora apenas mais um torcedor, Juan verá apenas um dos seus ex-clubes seguir amanhã na Libertadores, às 21h30, na capital gaúcha. Com um passado e agora um futuro em vermelho e preto, não resta dúvida sobre para quem o zagueiro aposentado irá torcer.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que informado anteriormente, Juan se despediu do Flamengo no início do Brasileirão de 2019 e não no fim. O erro foi corrigido.