Topo

Time do CE conversa com Bruno por Copa do Brasil 2020: "muito interessado"

Goleiro Bruno entra em campo pela primeira vez com a camisa do Boa Esporte - CÉLIO MESSIAS/ESTADÃO CONTEÚDO
Goleiro Bruno entra em campo pela primeira vez com a camisa do Boa Esporte Imagem: CÉLIO MESSIAS/ESTADÃO CONTEÚDO

Marcello De Vico

Do UOL, em Santos (SP)

27/08/2019 04h00

Resumo da notícia

  • O Barbalha está interessado na contratação do goleiro Bruno, ex-Flamengo
  • Preso em 2010, ele recentemente conseguiu progressão para o regime semiaberto
  • Presidente Lucio Barão disse que conversou com Bruno, que estaria muito interessado
  • Contrato entre Bruno e time cearense seria válido em 2020, de olho na Copa do Brasil
  • Bruno ainda precisa de uma autorização especial da Justiça para se mudar de Varginha
  • Para Barão, Bruno já pagou pelo erro. Enquete diz que 67% da torcida reprova goleiro

Time da primeira divisão do futebol cearense e com vaga garantida para disputar a Copa do Brasil de 2020, o Barbalha está interessado na contratação do goleiro Bruno, ex-Flamengo, que recentemente conseguiu progressão para o regime semiaberto e foi solto em 19 de julho.

A informação foi inicialmente divulgada pelo jornal O Povo e confirmada pelo UOL Esporte.

"O Barbalha Futebol Clube acredita no potencial do profissional Bruno Fernandes de Souza, e tem a plena certeza de sua recuperação e na reintegração dentro da sociedade e no futebol, nos que fazemos o esporte dentro de um pais que passa por mudanças políticas e comportamentais não podemos esquecer a nossa essência maior de uma povo generoso e acolhedor, principalmente o povo Nordestino", diz comunicado no Facebook.

Em contato com a reportagem, o presidente do Barbalha, Lucio Barão, disse que tem conversado com Bruno e que ele está muito interessado em defender o time cearense. O contrato seria a partir de 2020.

"Tenho falado com ele, com a advogada, com a esposa. O Bruno tem algumas propostas, de segunda, terceira divisão, mas quando teve o meu contato, ele achou mais interessante para um possível retorno, pelo time estar na primeira divisão do Cearense e na Copa do Brasil do ano que vem. Quanto à questão financeira, ele foi bem sincero: ele não está interessado agora em muito dinheiro, e sim em retomar a carreira", afirmou o dirigente.

De acordo com Lúcio, porém, Bruno precisa de uma autorização especial da Justiça para se mudar de Varginha, onde cumpre o regime semiaberto domiciliar. Vale ressaltar que o goleiro ainda precisará de outra autorização, para trabalhar com futebol, uma vez que o horário do regime semiaberto vai das 6h às 20h e futebol tem horários diferentes de jornada de trabalho.

Goleiro Bruno com a camisa do Boa Esporte em apresentação do clube  - Reprodução/ESPN - Reprodução/ESPN
Imagem: Reprodução/ESPN

"Ele tem interesse demais em vir, mas o que está pegando, e que a advogada dele e o advogado do Barbalha estão em contato, é o seguinte: ele está no semiaberto, e para ele vir para o Ceará, precisa pedir uma autorização para mudança de endereço para o promotor, tem que ter essa liberação, tem que se recolher às 20h, então tem uma série de ajustes que a gente está cuidando. A gente sabe que é uma contratação que dá muita polêmica", disse Lucio.

"Há o interesse, até mesmo na questão de marketing, visibilidade para o clube, é uma Série A, Copa do Brasil, e hoje quem tem a melhor proposta para ele é o Barbalha, não só pela vitrine, como também pela retomada de carreira. A gente está vendo questões jurídicas. Estamos vendo se daqui a 20, 30 dias chegamos a uma decisão. Mas há o interesse, sim", acrescentou.

Segundo o dirigente, Bruno já pagou pelo erro que cometeu e hoje está bem psicologicamente para retornar ao futebol.

"Eu mesmo conversei com ele por telefone, com a esposa dele. Ele está bem demais psicologicamente, está treinando. Vejo ele muito focado, e ele sabe que pode ser a última chance da vida dele dentro do futebol. Acho que ele já pagou pelo erro dele e, pensando no futebol, acho que seria uma boa contratação para o futebol do Ceará", analisou.

"A gente quer dar visibilidade ao clube, e confiamos no potencial dele. Mesmo com esses anos parado, sabemos que ele não esqueceu de jogar bola. Tem apenas 34 anos, era goleiro para ser de Copa do Mundo, e se ele botar a cabeça no lugar e focar acredito que ele pode contribuir muito para o Barbalha dentro das quatro linhas", acrescentou.

Em sua página na rede social, o clube cearense fez até uma enquete para ter uma ideia do impacto da contratação do jogador, que cumpre penas somadas de 20 anos e nove meses de prisão pela morte de Eliza Samúdio e foi condenado por homicídio triplamente qualificado, sequestro e cárcere privado do filho Bruninho.

Barbalha, time do Ceará, faz enquete para a contratação do goleiro Bruno - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Cerca de duas mil pessoas já participaram da votação que começou ontem e irá durar seis. Por enquanto, o resultado é de 33% votos a favor, e 67% contra.

"A gente deve uma satisfação à opinião pública e aos torcedores. Essa enquete é mais para gente saber a opinião depois desse tempo todo, mas não muda nada o nosso pensamento dele dentro de campo. Isso é opinião pelo crime, só se comenta do crime. Mas o nosso projeto é dentro de campo. Nós temos interesse total em contratar ele. Mas não só depende da gente", disse.

"Tem que ver a questão jurídica, a mudança de endereço. Ele quer e o Barbalha quer. Mas tem a Justiça. O que a gente tem que ter é uma segurança para fazer um contrato para que ele venha e termine o campeonato. Se eu fizer uma situação dessa e der errado, fica muito feio para o clube. Mas estou sentindo que ele quer muito", completou.

Procurada pelo UOL Esporte, Mariana Migliorini, advogada do goleiro Bruno, diz que o jogador recebeu algumas propostas e está analisando. Ela nega, porém, que tem conversado com o advogado do Barbalha para acertar ajustes jurídicos.

"Há intenção de outros times daqui de Minas e de outros estados. A escolha final será do Bruno, de acordo com o estabelecido na audiência admonitória. Não há contrato ou pré-contrato com o Barbalha. Houve proposta de diversos times e ele está analisando", afirmou.

"Ele está negociando com outros times. Se for de outra cidade ele terá de mudar para outra cidade. Mas até ano que vem, nada em mente. Foco no cumprimento de pena, estudo, etc.", acrescentou Mariana.

Recentemente, o Poços de Caldas, de Minas Gerais, também demonstrou interessa na contratação do goleiro Bruno. Em 2017 o goleiro atuou pelo Boa Esporte, na segunda divisão do Campeonato Mineiro. Entrou em campo em cinco jogos, com duas vitórias, dois empates e uma derrota.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que informado anteriormente, 67% dos torcedores que votaram na página do Barbalha são contra a contratação de Bruno e 33% deles é a favor. O erro foi corrigido.