Topo

Firmino brilha, Liverpool vence Burnley e reassume ponta da Premier League

Firmino comemora gol do Liverpool contra o Burnley - Reuters/Carl Recine
Firmino comemora gol do Liverpool contra o Burnley Imagem: Reuters/Carl Recine

Do UOL, em São Paulo

31/08/2019 15h19

O Liverpool segue com 100% de aproveitamento na Premier League. Com os brasileiros Fabinho e Roberto Firmino em campo, os Reds venceram o Burnley por 3 a 0, hoje (31), na cidade de Burnley, e alcançaram a quarta vitória nas quatro primeira rodadas. Os gols foram anotados por Wood (contra), Mané e o próprio Firmino.

O resultado mantém o Liverpool na liderança, que havia sido tomada provisoriamente pelo Manchester City. Mais cedo, os atuais campeões da Premier League golearam o Brighton por 4 a 0 e chegaram a dez pontos; os Reds então foram a 12 e se isolam na primeira posição.

Com a pausa da Premier League para jogos de seleções na data Fifa da próxima semana, Liverpool e Burnley voltam a campo apenas daqui duas semanas, no sábado do dia 14 de setembro. Os Reds recebem o Newcastle, enquanto os Clarets visitam o Brighton.

Passe e gol: Firmino neles!

Num jogo em que ninguém do Liverpool realmente se esforçou em prol de uma vitória brilhante, destacou-se aquele que, na prática, mais colaborou para o triunfo: Roberto Firmino. O brasileiro deu assistência para o gol de Mane e ainda acertou forte chute para anotar seu tento de número 50 na Premier League - marca inédita entre jogadores brasileiros.

Piores em campo? "Me poupe"!

O Burnley jogava de igual para igual com o Liverpool até "abrir a porteira". E foi num lance de falha, ainda que pequena, do goleiro Pope que o placar foi aberto. O goleiro se antecipou na saída da meta e, após desvio de Wood em chute de Alexander-Arnold, não conseguiu voltar a tempo de evitar o acidental golaço dos Reds.

Quatro minutos depois, o zagueiro Mee deu passe errado nos pés de Firmino, originando assim o segundo gol do Liverpool e, diante da força dos Reds, praticamente sacramentando a derrota do Burnley.

Cronologia do jogo

Curioso destacar que o Burnley começou muito bem a partida, por pouco não abrindo o placar logo no primeiro lance, no qual Wood receberia na grande área, chutaria e veria Adrián fazer grande defesa.

Aos poucos o Liverpool equilibrou o duelo, não demorando para criar suas primeiras chances de gol - ambas com Salah, obrigando o goleiro Pope a fazer duas brilhantes intervenções.

Quis o destino que Pope, após parar o melhor egípcio do mundo, falhasse: Alexander-Arnold, um tanto quanto sem querer, viu seu cruzamento se tornar finalização após leve desvio em Wood. O goleiro do Burnley estava adiantado e ficou rendido. A arbitragem deu gol contra, cabe citar.

Dois minutos depois, Mee errou na saída de jogo do Burnley e deu a bola nos pés de Roberto Firmino. O brasileiro conduziu a jogada até as proximidades da grande área e presenteou Mané com a assistência para aquele que seria o segundo gol do Liverpool na partida.

Daí em diante, os comandados de Jürgen Klopp se limitaram a controlar a vantagem no placar. Quando apertou (de leve) o ritmo, o Liverpool fez mais um: Salah puxou contra-ataque e viu Firmino, da meia-lua, acertar forte chute indefensável para Pope já aos 34 minutos do segundo tempo.