Topo

Botafogo

Bota melhora com Marcinho na ponta, e mexida vira alternativa para Barroca

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

01/09/2019 04h00

O Botafogo foi derrotado por 3 a 2 pelo Internacional, mas o torcedor alvinegro tem um alento: a equipe voltou a jogar bem. A derrota parcial no primeiro tempo não impediu Eduardo Barroca de trocar um atacante por um lateral-direito, e a mudança tática promovida pelo treinador no time surtiu efeito. Com Marcinho avançado e Fernando na defesa, o Alvinegro ganhou uma alternativa interessante para os próximos jogos.

A capacidade ofensiva e as boas leituras em campo fizeram Marcinho ser até citado por Tite como possibilidade para a seleção, algo que contrastava com as críticas da torcida alvinegra. Mais avançado, ele marcou o segundo gol do Bota e pode ajudar a equipe de volta à sua posição de origem.

"Não é novidade para mim atuar nesse setor. Eu sou meia atacante de origem, fica mais fácil, as coisas estão na memória. Fiz o meu melhor e tentei ajudar a equipe, mas o resultado não foi o que a gente esperava", declarou.

O ponto fraco do camisa 4 sempre foi a defesa, onde pecava principalmente no posicionamento e nos embates no mano a mano. Assim, no início do trabalho de Barroca, Marcinho perdeu a posição para Fernando, o seu "oposto": mais alto e forte, aliava bom desempenho defensivo com eficiência nos combates, seja pelo chão ou na bola aérea.

Para o jogo contra o Internacional, Barroca testou a formação com ambos. Com Fernando preso à marcação e Marcinho avançado, o lado direito do Botafogo melhorou na defesa e no ataque, ganhando profundidade para as entradas de Luiz Fernando, mais solto na segunda etapa. Daquele lado, nasceu o segundo gol alvinegro e o anulado de Alex Santana, que contou com a participação da dupla.

"A gente trabalhou essas mudanças durante a semana. Tanto a entrada do Fernando para o Marcinho jogar mais na frente, quanto a vinda do Diego Souza para a meia. A gente pressionou, conseguimos fazer o segundo gol, mas não deu tempo de fazer o terceiro. Ficam as lições de aproveitar melhor as oportunidades e não errar tanto contra uma equipe grande como o Internacional", declarou Barroca na coletiva após o jogo.

Com três jogos sem vencer, o Botafogo é o 10º colocado do Campeonato Brasileiro com 23 pontos. A equipe pode perder duas posições até o fechamento da 17ª rodada.

Botafogo