Topo

Brasileirão - 2019

Corinthians vence Atlético-MG com gol de Gustavo no fim e vai à 3ª posição

Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo

01/09/2019 20h52

Um gol no fim do segundo tempo foi a cereja do bolo da festa de 109 anos do Corinthians em Itaquera. Entrando no segundo tempo, Gustavo marcou o gol que deu a vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-MG e a terceira colocação ao Alvinegro no Campeonato Brasileiro.

Agora, o Corinthians soma 31 pontos e supera assim os rivais São Paulo e Palmeiras. O Galo permanece na sexta colocação com 27 pontos, mesma pontuação de Internacional e Bahia.

Quem foi bem: Vital mostrou serviço

O meia Mateus Vital mostrou serviço em campo em um jogo de poucos destaques individuais. Correu muito, armou a maioria das jogadas e ainda finalizou com eficiência, obrigando o goleiro Cleiton a fazer duas grandes defesas. Nos últimos minutos, deu o passe para o gol de Gustavo.

Quem foi mal: Love e Clayson erraram bastante

Os atacantes Vagner Love e Clayson causaram irritação na torcida com diversos erros e, inclusive, foram substituídos no segundo tempo. Love finalizou mal todos os lances, errou a maioria dos pivôs e, se não bastasse, quase marcou um gol contra no primeiro tempo ao desviar de cabeça um escanteio do Galo para grande defesa de Cássio. Clayson, por sua vez, só ficou na intermediária do campo, não foi a linha de fundo e errou praticamente todos os cruzamentos.

Até o Fagner...

Fagner, considerado por muitos o melhor lateral-direito do Brasil, errou quase todos os cruzamentos que fez na partida. O camisa 23 apoiou bastante ao ataque, como de costume, mas "pecou" na chamada última bola, tanto em cruzamentos por alto, como por baixo.

Corinthians vence com troca bem feita

O Corinthians pode agradecer ao seu setor defensivo por não ter ido ao intervalo com um gol sofrido. Ao deixar o Galo ficar à vontade na partida, contou com o trabalho de Cássio e Manoel, que evitaram as melhores oportunidades de o time mineiro sair na frente.

No segundo tempo, Carille mudou todo seu ataque. Um dos jogadores que entraram foi Gustavo, que soube aproveitar o passe de Mateus Vital, que fez ótimo jogo, para marcar o único gol do jogo.

Cleiton foi bem, mas falhou quando não devia

O Galo começou tentando jogar no contra-ataque do Corinthians, mas passou a crescer na partida quando colocou a bola no chão e construiu jogadas. Assim, terminou o primeiro tempo com mais posse de bola e mais finalizações.

O grande personagem do Galo no jogo foi o goleiro Cleiton, que se apresenta amanhã (2) para a seleção olímpica. Ele fez boas defesas, porém falhou numa cobrança de tiro de meta, que parou nos pés de Mateus Vital e resultou no gol corintiano.

Cleiton - Bruno Cantini / Atlético - Bruno Cantini / Atlético
Goleiro Cleiton corta cruzamento do Corinthians
Imagem: Bruno Cantini / Atlético

Corinthians tenta equilibrar lados contra o Atlético

O Corinthians iniciou o confronto pressionando o Atlético-MG. O time de Fábio Carille evitou "abusar" das jogadas do lado direito, seu setor mais forte, com Fagner, Junior Urso e Pedrinho. Contra o Galo, o time apostou em outro trio do lado esquerdo: Danilo Avelar, Clayson e Mateus Vital. Este último se movimentou bastante e trocou de posição com Clayson durante o jogo - entre o meio e o lado esquerdo.

A história do jogo

O jogo começou com o Corinthians tendo mais posse de bola e chegando mais vezes ao ataque. Prova disso é que tinha seis escanteios na metade do primeiro tempo. O Atlético-MG começou a crescer a partir dos 23 minutos, quando Ricardo Oliveira finalizou de cabeça a bola cruzada por Chará, forçando Cássio a fazer boa defesa.

Corinthians x Atlético-MG - Bruno Cantini /Atlético - Bruno Cantini /Atlético
Ricardo Oliveira tenta passar pela marcação de Fagner
Imagem: Bruno Cantini /Atlético

No minuto seguinte, o Corinthians respondeu com Mateus Vital chutando colocando, mas Cleiton defendeu bem. Este roteiro de ataques e respostas se manteve até o fim do primeiro tempo, com o Galo criando as melhores chances. Em uma delas, Chará acabou furando e em outra, após cobrança de escanteio, Vagner Love quase fez contra.

No segundo tempo, a velocidade e a intensidade do jogo forçaram ambos os técnicos a substituir peças no ataque. No Corinthians, Carille trocou todos seus homens de frente, colocando Gustavo, Jadson e o jovem Janderson. A estratégia deu certo, com Gustavo marcando o gol da vitória já aos 43 minutos, após passe de Mateus Vital.

Aniversário do Corinthians

O Corinthians comemorou hoje (1º) o seu 109º aniversário. Várias ações foram feitas em Itaquera para celebrar a data. Antes do início da partida, a Arena teve seus refletores apagados para que a Fiel pudesse fazer a festa com as luzes dos seus celulares. No intervalo, o pagodeiro Péricles foi ao gramado para cantar o hino corintiano.

CORINTHIANS 1 X 0 ATLÉTICO-MG

Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Data: 1º de setembro de 2019 (domingo)
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro:
Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires e Leone Carvalho Rocha (GO)
VAR: Rodolpho Toski Marques (PR)
Público e Renda: 32.205 torcedores (31.961 pagantes) / R$ 1.524.359,18

Cartões Amarelos: Elias (Atlético-MG)

Gols: Gustavo (Corinthians), aos 43 do segundo tempo

Corinthians: Cássio, Fagner, Manoel, Gil e Danilo Avelar; Ralf, Júnior Urso, Mateus Vital e Pedrinho (Janderson); Vagner Love (Gustavo) e Clayson (Jadson). Técnico: Fábio Carille

Atlético-MG: Cleiton, Patric, Réver, Igor Rabelo e Fábio Santos; Jair, Elias, Chará (Geuvânio) e Cazares (Otero); Vinicius (Nathan) e Ricardo Oliveira. Técnico: Rodrigo Santana