Topo

Atlético-MG

Atlético-MG explica chegada de Wilson: "precisávamos de alguém experiente"

Wilson chega ao Atlético-MG por empréstimo até o fim de 2019 - Nicolas Aguilera/AP
Wilson chega ao Atlético-MG por empréstimo até o fim de 2019 Imagem: Nicolas Aguilera/AP

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

03/09/2019 15h50

O Atlético-MG assinou com Wilson até o fim de 2019. O jogador realiza exames médicos ainda hoje para assinar o novo contrato de empréstimo amanhã. A ideia é que o goleiro de 35 anos fique por quatro meses na Cidade do Galo e volte ao Coritiba no início do próximo ano.

Rui Costa, diretor de futebol do clube mineiro, convocou uma entrevista coletiva para explicar a contratação do veterano por um período curto.

"Wilson está fazendo exames, já aqui em Belo Horizonte. Vínhamos conversando com ele há uns dez dias, em função de fatos objetivos que vamos compartilhar com vocês aqui. O Atlético tem uma escola de goleiros qualificada. De cinco goleiros aqui, quatro são da base. O Uilson não joga futebol esse ano. Ele só estará pronto para jogar no ano que vem. O Michael só estará apto para jogar no ano que vem. O Cleiton está convocado e tudo indica que essas convocações serão uma regra", afirmou, explicando a situação de Victor:

"O Victor está tentando voltar a jogar futebol há quase 35 dias. O Victor é capaz de querer jogar com uma fratura na perna, mas temos que ter respeito pela história, pelo ser humano e pelo o que ele representa no clube. Diante desse quatro, quando tínhamos cinco goleiros e agora temos um goleiro, nós nos vimos com a obrigação profissional de buscar alguém experiente. Ele reúne as qualidades de preencher essa lacuna, manifestou vontade de vir ao Atlético e porque atendeu ao nosso pedido e a proposta de quatro meses. Essa é a primeira abordagem que quero fazer com vocês o porquê do Wilson", acrescentou.

De acordo com o diretor de futebol atleticano, o negócio não onera os cofres do clube. A única obrigação é o pagamento de salários ao jogador de 35 anos.

"O Atlético não pagou um centavo por empréstimo, ele fez muita força para vir para cá. Vamos pagar o salário do atleta, o contrato é de quatro meses. Se ele tiver a performance que imaginamos que possa ter, isso pode ser discutido e debatido. O contrato é propositalmente de quatro meses, porque achamos que nesse período podemos ter esses goleiros aptos no Clube Atlético Mineiro", comentou.

Confirma abaixo outros temas da entrevista coletiva:

Desconvocação de Cleiton da seleção sub-23

"Nós já tínhamos a informação de que o Cleiton seria convocado. Antes mesmo do ato oficial, não vamos esquecer que a convocação valoriza o Cleiton, eu entrei em contato com os profissionais, que nos consultaram antes das convocações do Guga e do Cleiton, explicando que tínhamos uma preocupação grande porque o Victor passava por um processo de transição, o Michael e o Uilson só voltam no ano que vem. A informação que tivemos é que seria convocado sim e que não haveria possibilidade de desconvocação. Consultamos nosso jurídico, fizemos uma avaliação e entendemos que solicitar desconvocação, e os atletas ficarem indisponíveis no clube, nós entendemos que não valeria a pena continuar essa briga. Quem faz gestão humana tem que ter obrigação que o pedido de desconvocação é ruim para o atleta. Para o Cleiton, é importante estar na seleção que pode jogar a Olimpíada".

Situação de Victor

"Sobre o Victor, não sou médico, teremos uma janela para falar sobre esse tema. O Victor tem uma tendinite, diferentemente de uma pessoa como eu, tem um reflexo na vida. Em um atleta de alto nível, a tendinite tem uma limitação muito mais severa. O Victor faz um protocolo diário, quase em três turnos, para ir a campo. Quando ele melhora, vai a campo, a situação piora de novo. Não vou alongar muito a questão médica, estou passando os relatos que temos semanalmente do nosso departamento médico. Não é todo medicamento que você pode usar para dor no atleta, então, você precisa de um tratamento ortodoxo para que ele volte a jogar. Assim que o Victor tiver condições de treinar em alto nível, ele volta a jogar futebol. Até que isso aconteça temos um goleiro só à disposição do Rodrigo Santana. A vinda do Wilson é um respeito a um goleiro, que é um dos maiores da história do clube".

Desconfiança em goleiros da base?

"Quando eles olham o Uilson, o Fernando, o Cleiton e o Michael, são quatro atletas da base que estão no profissional do Atlético. Quatro dos cinco goleiros são da base. Eles ficam plenamente satisfeitos e cientes que o dia deles vai chegar. Em um jogo com o Botafogo ou até Sul-Americana, estamos a dois jogos de uma final importantíssima, imagina se colocamos o Fernando no jogo como esse e o Fernando sofre uma lesão contra o time argentino. Eu estaria decretando o fim da carreira de um atleta da base. O projeto de inserção de um jovem no Atlético tem que ser muito criterioso. Não há nem um recado, respeito a sua observação, mas refuto de forma veemente. Dos cinco goleiros que nós tínhamos aqui, quatro são formados no Clube Atlético Mineiro. Eles devem continuar galgando o espaço".

Wilson titular contra o Botafogo?

"Não posso mentir para vocês e para o torcedor que isso vai acontecer ou não vai acontecer. Não posso dizer que o Wilson vai jogar, é uma decisão do Rodrigo. Não posso ser irresponsável de dizer que estamos fazendo esse esforço para buscar um goleiro e ele não vai ficar à disposição. Ele vai estar à disposição contra o Botafogo, mas se ele vai jogar ou não, é uma decisão do Rodrigo".

Não há cláusula para manutenção de Wilson

"Não temos condições acordadas e digo por que, porque sempre que faço contrato de empréstimo, eu faço com opção de compra. Como chego aqui e digo que o contrato é de quatro meses e tenho condição de permanência. Para ele, é importante estar quatro meses aqui. Depois, se a situação mudar, a gente pode ver o que fazer, sentar e conversar. Ele vai querer ficar aqui, não tenho dúvidas. Mas a permanência dele aqui conosco é um contrato de quatro meses".

Atlético-MG