Topo

Santos

Data Fifa põe elenco do Santos à prova e força o que não ocorre há 25 jogos

Jorge Sampaoli em ação durante treino do Santos; técnico terá problemas para escalar o time - Ivan Storti/Santos FC
Jorge Sampaoli em ação durante treino do Santos; técnico terá problemas para escalar o time Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

03/09/2019 04h00

O Santos terá quatro desfalques por convocação para o jogo contra o Athletico Paranaense, marcado para as 16h deste domingo (8), na Vila Belmiro, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro: o lateral-esquerdo Jorge, o meia Cueva e os atacantes Soteldo e Derlis González. A lista de baixas forçará uma situação que não ocorre há 25 jogos: uma escalação do técnico Jorge Sampaoli sem nenhum dos quatro.

A última vez que isso aconteceu foi em março, nas quartas de final do Campeonato Paulista, contra o Red Bull Brasil. Na ocasião, Soteldo, Derlis e Cueva atendiam às suas seleções, e o lateral Jorge ainda não havia estreado pelo clube.

Ao todo, o Santos só jogou sem nenhum dos quatro selecionáveis entre os titulares quatro vezes na temporada. As outras três vezes aconteceram nos dois compromissos anteriores à partida contra o Red Bull, quando Soteldo, Derlis e Cueva já estavam com suas seleções, e na estreia na temporada, contra a Ferroviária. Na ocasião, Derlis estava à disposição, mas havia entrado em conflito e pedido para deixar o clube - o que mudaria após uma conversa com Sampaoli.

Além dos quatro, o técnico terá mais um problema para escalar a equipe: o lateral-direito Victor Ferraz está fora, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Após dois dias de folga, o Peixe inicia hoje (3) os trabalhos de preparação para o jogo do final de semana.

Na parte defensiva, Pará tem grandes chances de ser o escolhido para a vaga de Ferraz, mas o treinador argentino também pode utilizar Lucas Veríssimo pela direita. A vaga de Jorge deve ser novamente de Felipe Jonatan, como na vitória sobre a Chapecoense, mas Diego Pituca pode aparecer improvisado pelo setor.

Já no ataque, Derlis tem entrado em rodízio com Marinho, e é justamente o camisa 11 quem deve voltar ao time contra o Athletico. Por outro lado, a vaga de Soteldo não é ocupada por outro jogador há 10, e Sampaoli tem um leque de opções para a posição. Ele pode promover a estreia de Lucas Venuto, escalar Jean Mota aberto, deslocar Sasha para o setor e colocar Uribe como 9 ou deixar Sasha e Marinho mais soltos à frente e atuar em um 3-5-2.

Santos