Topo

Palmeiras

Base, treinos e estilo de jogo: as mudanças que Mano sinaliza no Palmeiras

Mano Menezes comandou ontem seu primeiro treino no Palmeiras - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
Mano Menezes comandou ontem seu primeiro treino no Palmeiras Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

06/09/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Mano comandou ontem seu primeiro treino no Palmeiras
  • Técnico refutou rótulo de defensivo e quer o time jogando para frente
  • Treinos passarão a ser abertos com mais frequência
  • Mano falou ainda em usar mais as categorias de base

Mano Menezes iniciou oficialmente ontem (5) sua passagem pelo Palmeiras. Apresentado na Academia de Futebol, ele deu pistas dos principais pontos que pretende mudar em relação ao reinado anterior de Luiz Felipe Scolari e logo depois comandou seu primeiro treino com o elenco. E apesar de ainda estar no início, a "era Mano" já promete alterar vários aspectos do trabalho do antecessor, cuja demissão não foi unanimidade internamente.

Uma novidade imediata é que o ambiente voltará a ficar mais aberto no clube. A partir da semana que vem, a diretoria promete abrir à imprensa um número maior de treinos, preservando apenas as atividades mais táticas, que Mano prefere fechar. Entrevistas exclusivas também voltarão a ser liberadas. O isolamento, que começou no início da passagem de Felipão, foi uma decisão tomada em consenso dos jogadores com a diretoria e a comissão técnica, mas já vinha causando incômodos internos recentemente.

Dentro de campo, Mano já sinalizou que pretende mudar aos poucos o estilo de jogo do Palmeiras. Se com Felipão o time se especializou em marcação forte, jogo direto e contra-ataques, o novo treinador já afirmou que vê no elenco características e qualidade suficientes para propor mais o jogo. Passar do estilo reativo de Scolari para uma ideia de maior protagonismo com a posse de bola será um dos principais desafios.

Mano, aliás, refutou várias vezes o rótulo de treinador defensivo durante sua apresentação e disse que considera essa uma crítica injusta. Ele disse que, em sua carreira, já mudou de estilo várias vezes. Reforçou a vontade de montar um time que envolva o adversário e citou até esquadrões emblemáticos da história alviverde, como as Academias de Futebol dos anos 60 e 70.

Olho na base

Outro ponto no qual a postura do novo comandante deve ser diferente é na relação com as categorias de base. Se Felipão sempre deixou claro que dificilmente os garotos teriam espaço em um elenco recheado de nomes tarimbados como o do Palmeiras, Mano disse que o papel do técnico é criar esse espaço. Para ele, de nada adianta promover garotos ao time profissional se eles não tiverem oportunidades concretas de jogar.

Ainda assim, ele afirmou que o processo de transição base-profissional costuma ser demorado e trabalhoso, exceto para jogadores excepcionais. Mano ressaltou ainda a boa relação com o técnico do time sub-20, Wesley Carvalho, a quem disse conhecer desde 2000, quando se enfrentaram em um Internacional x Vitória, pela categoria sub-17.

"Eu sempre usei jogadores da base, mas você precisa abrir o espaço para o aproveitamento deles. Subir jogadores e colocar aí é fácil, mas à medida que tem jogadores qualificados e contratados com trajetória longa, você não vai abrir espaço para jogador da base, porque ele oscila mais. Temos o Angulo [atacante], o Esteves [lateral], o Gabriel Menino [volante], então vamos olhar dentro do contexto do Palmeiras de hoje e vamos dar um espaço real para o aproveitamento", disse o treinador.

A primeira amostra do trabalho de Mano Menezes à frente do Palmeiras acontece amanhã, contra o Goiás, no Serra Dourada, pelo Campeonato Brasileiro. O técnico ainda comanda mais um treino na manhã de hoje antes da viagem para a capital goiana. O Verdão está há sete rodadas sem vencer e ocupa atualmente a quinta colocação, com um jogo a menos que os rivais.

Palmeiras