Topo

Internacional

Longe de gols ou protagonismo, Pottker pode voltar ao Inter após um mês

William Pottker não teve sequência nesta temporada e pode voltar ao time contra o SPFC - Ricardo Duarte/Inter
William Pottker não teve sequência nesta temporada e pode voltar ao time contra o SPFC Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

07/09/2019 04h00

William Pottker vive sua temporada mais distante dos gols pelo Inter. Contratado após ser artilheiro do Brasileiro e do Paulista, o atacante convive com uma rotina de idas e vindas no departamento médico e perdeu espaço na equipe. Hoje (7), contra o São Paulo, ele tem chance de aparecer na equipe no jogo das 19h (de Brasília), no Beira-Rio.

Os números comprovam como 2019 tem sido difícil para Pottker. Desde e a temporada 2015 que ele não marca ao menos 10 gols no ano. Neste tem apenas um, e marcado há quase sete meses, contra o Caxias, no Gauchão.

Comparando com o retrospecto recente dele, a diferença é brutal. Pottker disputou 31 jogos e marcou 14 gols pela Ponte Preta em 2016 e mais 10 gols apenas no primeiro semestre de 2017, também pela equipe de Campinas, em 20 jogos.

Contratado pelo Inter, disputou mais 32 jogos naquela temporada e marcou outros 10 gols. Em 2018, Pottker marcou novamente 10 gols, mas em 38 partidas.

Neste ano, os números caíram muito. Foram apenas 14 partidas disputadas e um gol marcado. Pottker esteve longos períodos afastado do time, seja por lesão ou opção. Tanto que nos últimos quatro meses ele só esteve em campo por 56 minutos. Sua última aparição foi contra o Fluminense, no início de agosto, quando jogou por 23 minutos.

Para a partida contra o São Paulo, sua escalação é incerta. Dependerá de uma série de fatores, como a entrada ou não de Sobis, o posicionamento de Parede ou ainda a concorrência com Neilton.

Mas o indicativo positivo vem dos últimos compromissos. O atacante de 25 anos ficou no banco de reservas contra Botafogo e Cruzeiro.

A má fase no time, porém, não afasta o interesse de outros clubes. O Botafogo fez uma sondagem recente ao Colorado por ele. O Inter, que possui vínculo com o jogador até 2021, não pretende aceitar empréstimo e, por isso, as conversas não avançaram.

O espaço para jogar com frequência ficou distante. Atualmente, Nico López e D'Alessandro jogam abertos no time titular do Inter. Wellington Silva entra em praticamente todos os jogos, e só não começa contra o São Paulo porque precisou viajar à Espanha para depor em uma investigação. Sobis já atuou aberto, Guilherme Parede e Sarrafiore também entraram por ali. Só então que Pottker e Neilton aparecem como alternativas.

Internacional x São Paulo

Data: 7 de setembro de 2019, sábado
Horário: 19 horas (de Brasília)
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre-RS
Competição: Campeonato Brasileiro, 18ª rodada
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Luiz Claudio Regazone e Michael Correia (ambos do RJ)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)

Internacional: Danilo Fernandes; Heitor (Zeca), Emerson Santos, Klaus (Roberto) e Zeca (Erik); Rithely, Bruno Silva, Nonato, Sarrafiore e Pottker (Neilton); Guilherme Parede (Sobis). Técnico: Odair Hellmann.

São Paulo: Tiago Volpi; Juanfran (Vitor Bueno), Arboleda, Anderson Martins e Reinaldo; Hudson (Luan), Tchê Tchê, Liziero, Igor Vinícius e Everton; Raniel. Técnico: Cuca.

Internacional