Topo

Santos

Última vitória do Santos sobre o Flamengo no Maracanã teve gol de Robinho

Robinho, quando atuava pelo Santos - Ivan Storti/Santos FC
Robinho, quando atuava pelo Santos Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

11/09/2019 04h00

Vencer o Flamengo no Maracanã nunca foi tarefa fácil para o Santos. Neste sábado (14), às 17h, o Peixe terá de conseguir algo que não acontece desde 2014 se quiser ficar com o simbólico título do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. A última vitória santista sobre o próximo rival no estádio ocorreu há cinco anos, com direito até a gol de Robinho.

Naquele dia, em jogo válido pela 26ª rodada do Brasileirão, o Santos foi a campo com uma trinca de volantes formada por Alison, único remanescente, Arouca e Alan Santos dando suporte a um trio ofensivo formado por Robinho, Geuvânio e Gabigol. Bicampeão brasileiro pelo clube, o ex-atacante da seleção marcou o único gol daquele jogo.

O Santos chegou a vencer no Flamengo dois anos atrás, em 2017, quando Bruno Henrique e Arthur Gomes marcaram no triunfo por 2 a 1, com Paquetá descontando para os cariocas, mas o duelo ocorreu no estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador.

Se os cinco anos distantes do último triunfo santista no Maracanã parecem muito, as dificuldades encontradas pelo clube no mítico estádio ficam ainda maiores quando consideramos que o time não vencia lá desde 2003. Naquela temporada, o Peixe venceu duas vezes os cariocas no Maracanã. A primeira foi pela Copa Sul-Americana, por 3 a 0 com gols de William e Léo, e a segunda pelo Brasileirão, quando Léo e Elano definiram um placar de 2 a 0.

Problemas no presente

Se o retrospecto inspira preocupação, não é que o contexto atual seja muito animador para um confronto com o Flamengo. O time carioca vem embalado por cinco vitorias consecutivas no Brasileirão. Em casa, também são cinco triunfos seguidos. No ano, os rubro-negros perderam apenas dois dos 24 jogos oficiais que fizeram como mandantes, sendo que a última derrota ocorreu em abril, quando o Peñarol (URU) venceu por 1 a 0 pela Copa Libertadores da América.

Já o momento vivido pelo Santos não é bom. A equipe venceu apenas um dos últimos cinco jogos depois de ter engatado sua própria larga sequência de vitórias. O time chegou a celebrar sete triunfos consecutivos dentro do Brasileiro, mas vem tropeçando. De qualquer forma, o Peixe ainda é o melhor visitante do torneio: foram 16 pontos conquistados em nove jogos fora de casa, um aproveitamento de 59%.

Sampaoli poderá contar com o quarteto que esteve fora do último jogo por causa de convocações para suas respectivas seleções: Jorge, Cueva, Soteldo e Derlis González. Com exceção de Cueva, os outros três têm sido sido bastante utilizados. O venezuelano Soteldo tem sido o principal destaque da equipe pelo torneio. No entanto, o trio só poderá participar de um treino antes do duelo com o Flamengo.

Santos