Irritado com premiação, Corinthians ameaça não disputar a Libertadores

  • Rodrigo Capote/UOL

    Ex-presidente do Corinthians está insatisfeito com a premiação da Libertadores

    Ex-presidente do Corinthians está insatisfeito com a premiação da Libertadores

LANCE!
São Paulo (SP)

O Corinthians pode não disputar a Libertadores da América de 2016. O superintendente de futebol do clube, Andrés Sanchez, criticou a premiação do principal torneio sul-americano e disse que o Timão não jogará caso a Conmebol não aumente a cota para o ano que vem. Andrés e o presidente Roberto de Andrade estarão no Paraguai na próxima semana para o sorteio dos grupos da competição, que será realizado na terça-feira, e conversarão com dirigentes da Conmebol.

- Vamos para o Paraguai um dia antes do sorteio para conversar. Se não aumentar as cotas, a gente não vai disputar a Libertadores. A gente entende que essas cotas são ridículas. As do Campeonato Paulista, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro são maiores do que na Libertadores - ameaçou Andrés, em evento de doação de sangue na Arena Corinthians, na manhã deste sábado.

- Não tem problema nenhum para nós. O Corinthians fica tranquilo se não disputar a Libertadores. Eles não estão preocupados com times brasileiros. Tem que aumentar a cota, poder colocar nossos patrocinadores. A Conmebol não deixa exibir o nome dos patrocinadores, não tem cabimento isso - acrescentou o dirigente corintiano.

Atualmente, os clubes brasileiros recebem cerca de 120 mil dólares (cerca de R$ 460 mil) por jogo da Libertadores. Na visão de Andrés, seria necessário mais do que o dobro, principalmente por conta das viagens para outros países sul-americanos. Outro problema que incomoda o dirigente alvinegro é que nas partidas em casa é preciso destinar 10% da renda bruta para a Conmebol, além dos 5% para a Federação Paulista de Futebol.

De acordo com Andrés, o presidente Roberto de Andrade discutiu essa posição com outros clubes brasileiros, mas o Corinthians é o que tem mais chance de não disputar a Libertadores.

- O presidente conversou com os clubes, está todo mundo mais ou menos com essa ideia, mas o Corinthians tem mais certeza de que não vai jogar - afirmou Andrés.

Além de Corinthians, Palmeiras, Atlético-MG, Grêmio e São Paulo se classificaram para a Libertadores de 2016. O Tricolor paulista, entretanto, ainda terá que disputar a primeira fase da competição, enquanto os outros quatro entram diretamente na fase de grupos.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos