Topo

Antes de 'novo salto', Santos B fecha o 1º ano com aproveitamento de 76%

03/01/2016 10h00

LANCE!

Santos (SP)

Criada para preparar jogadores contratados de clubes menores e dar ritmo de profissional aos garotos que sobem da base, a equipe sub-23 do Santos encerrou sua primeira temporada com um aproveitamento de 76,3% dos amistosos e jogos-treinos disputados em 2015. Entre duelos contra clubes profissionais, como Guarani e Red Bull, e outros contra equipes quase amadoras, como o Barcelona-SP, o técnico Kleiton Lima comandou 24 partidas, com 17 vitórias, quatro empates e apenas três derrotas.

Para 2016, o Santos sub-23 ganhará nova roupagem, e passará a ser chamado de Santos B. Além disso, participará de suas primeiras competições. A diretoria planejou uma excursão à China no primeiro semestre e, na segunda parte do ano, irá disputar dois torneios. Como Santos B, a equipe estará na Copa Paulista, competição que reúne forças menores do Estado em busca de uma vaga na Copa do Brasil da temporada seguinte. Já na Série B (Quarta Divisão) do Campeonato Paulista, o time será emprestado à Portuguesa Santista.

A parceria entre o Peixe e a Briosa foi fechada na semana passada, e pulgada pelos presidentes Modesto Roma Júnior e Lupércio Conde em entrevista coletiva na Vila Belmiro. Além do técnico Kleiton Lima, o Santos emprestará alguns jogadores de seu time B ao "coirmão". O projeto é não abandonar a Copa Paulista em razão da participação na Série B.

O Santos B já fechou a contratação de quatro jogadores para a próxima temporada: Ronaldo Mendes, meio-campista do ABC-RN, Gregore e Danilo Ribeiro, meio-campistas do São Carlos, e Diogo Cunha, atacante do São Caetano. Todos chegam por uma temporada, com possibilidade de renovação para 2017.

"Estrela" do sub-23 em 2015, o meio-campista Jean Chera não seguirá na formação neste ano. Seguindo um "projeto de amadurecimento", o jogador de 20 anos disputará o Campeonato Pernambucano com a camisa do Vitória das Tabocas.