Topo

Real Madrid e Barcelona perdem 12 pontos em tropeços no Espanhol

04/01/2016 15h35

LANCE!

Madri (ESP)

O Campeonato Espanhol aponta uma particularidade com a aproximação do fim do primeiro turno. Faltando uma rodada para a metade da competição nacional, os times menores estão dando muitas dores de cabeça aos dois gigantes do país. Porém, os tropeços não tiram os grandes das primeiras colocações da tabela.

Atual campeão, o Barcelona deixou 12 pontos em duelos contra times sem o mesmo poder financeiro. Foram derrotas para Sevilla (1 a 2) e Celta de Vigo (1 a 4), além de empates diante de Espanyol (0 a 0), Deportivo La Coruña (2 a 2) e Valencia (1 a 1). O time catalão ocupa a vice-liderança do torneio, com 39 pontos, dois atrás do ponteiro Atlético de Madrid, entretanto, com uma jornada a menos por conta da participação no Mundial de Clubes da Fifa, no mês passado.

O Real Madrid teve o mesmo desempenho. Os Merengues também perderam 12 pontos fora dos clássicos. Os Galácticos foram batidos por Sevilla (2 a 3) e Villarreal (1 a 0), e empataram com o Sporting Gijón (0 a 0), Málaga (0 a 0) e Valencia (2 a 2). A equipe está em terceiro lugar, com 37 pontos, um pouco longe da ponta.

- Real e Barcelona contam com uma pontuação um pouco abaixo de anos anteriores. Certamente, estão encontrando mais dificuldades. O Real por não encontrar o rumo desde a saída de Carlo Ancelotti. Os tropeços do Barça ainda não foram tão sentidos porque o time tem a vantagem de vencer os dois clássicos - lembrou Mikel Recalde, repórter do jornal "AS".

Nesta comparação, o Atlético de Madrid não é considerado um clube pequeno. Por mais que não tenha o mesmo poder de Barcelona e Real Madrid, o Colchonero cresceu nos últimos anos, conquistou títulos importantes na Espanha e na Europa, além de ser o atual líder deste Campeonato Espanhol.

O Atlético também não escapa. Antes de conquistar a primeira colocação, o time treinado por Diego Simeone teve a chance de assumir a dianteira do torneio duas vezes (contra La Coruña e Málaga) e falhou.

- Esta Liga não será um passeio para ninguém. A jornada inicial deixou claro que a técnica não vai se impor à força tão facilmente. O futebol se converteu em um esporte cuja vantagem ficará com quem corre mais, pois conseguirá sair da marcação e pressionar o adversário - apontou o editor Josep Maria Casanovas, do jornal "Sport", da Catalunha.

Curiosamente, dois times que tiraram pontos dos gigantes não fazem boa campanha. Os tradicionais Sevilla e Valencia caíram na fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa. No Espanhol, os andaluzes estão apenas na nona colocação, com 26 pontos. Os Ches aparecem uma posição abaixo, com 23.