Topo

Engenheiro assegura que obras do Morumbi estão dentro do prazo

07/01/2016 16h22

Se a pré-temporada do São Paulo está apenas começando, as reformas no estádio do Morumbi seguem intensas para receber os jogos do Tricolor em 2016. Depois de retirada toda a grama, nesta semana foi inciado o trabalho de terraplanagem do campo. De acordo com o engenheiro Walter Follador, um dos responsáveis pela obra, o andamento da reforma está dentro do previsto. Follador ainda destacou detalhes técnicos do processo.

- É uma reforma completa. Removemos toda a grama antiga, que estava há mais de 20 anos, e rebaixamos o centro do campo. Fizemos a terraplanagem e, agora, faremos mais de mil brocas com dois metros de profundidade, com pedra e areia, para melhorar ainda mais a drenagem do gramado. Depois, colocaremos uma camada de areia drenante, uma camada de material orgânico e por fim o plantio da grama - explicou.

A grama que será plantada após os ajustes no campo é chamada Bermuda Celebration, a mesma que foi utilizada nos estádios que receberam os jogos da Copa do Mundo 2014. Para que se cumpra o prazo e não prejudique o time em seus jogos em casa, sem que a qualidade do serviço seja deixada de lado, Tércio Bispo Molica, diretor de manutenção do São Paulo, disse que precisou fazer algumas adaptações para utilizar o tempo da melhor forma possível.

- Conseguimos aproveitar estes últimos dias sem chuva e trouxemos funcionários do CT de Guarapiranga (usado para a realização de peneiras e algumas categorias da base) para ajudarem na obra. Assim, aproveitando o sol do horário de verão, conseguimos trabalhar até às 20h todos os dias para acelerar a reforma. Reforçamos o time e estamos cumprindo todos os prazos estipulados antes do início da obra - revelou Molica.

As novidades não ficam apenas por conta do novo gramado, haverá também a troca das traves que estarão de acordo com o padrão Fifa, o que forçará também o ajuste nas dimensões do campo. Atualmente, ele mede 108,25x72,70 metros, mas passará a medir 105x68 metros, também conforme o formato das Arenas utilizdas durante a Copa.

Dessa maneira, o Tricolor deve começar a temporada no Pacaembu pelo segundo ano seguido. Em 2015, também por reformas no gramado do Morumbi, o São Paulo fez as duas primeiras partidas como mandante da temporada no estádio municipal da capital paulista. Desta vez, o número pode ser maior, incluindo jogos da Copa Libertadores da América.