Topo

NFL: Visitantes fazem história e eliminam times da casa nos playoffs

11/01/2016 18h58

Entre tantos jogos emocionantes, definidos apenas nos instantes finais, o wild card (repescagem) dos playoffs da NFL nesta temporada entrou para a história por um motivo curioso: pela primeira vez, os quatro visitantes garantiram vaga nas semifinais de Conferência.

No sábado, pela Conferência Americana, o Kansas City Chiefs foi ao estádio do Houston Texans, e venceu por 30 a 0. Depois, foi a vez do Pittsburgh Steelers visitar o Cincinnati Bengals e triunfar, por 18 a 16.

A Conferência Nacional teve seus duelos disputados no domingo. No jogo de abertura, vitória do visitante Seattle Seahawks contra o Minnesota Vikings, por 10 a 9. Na sequência, foi a vez do Green Bay Packers desbancar os donos da casa, o Washington Redskins, por 35 a 19.

Com isso, pela primeira vez na história, nenhum time mandante fez valer a alcunha de "favorito" no fim de semana do wild card.

Nos últimos dez anos, isso quase aconteceu três vezes. Em 2013/2014, San Francisco 49ers, New Orleans Saints e San Diego Chargers venceram fora. O mesmo em 2010/2011, com triunfos do New York Jets, do Baltimore Ravens e do Green Bay. Em 2005/2006, Carolina Panthers, Washington e Pittsburgh surpreenderam. Desses, apenas Packers e Steelers chegaram ao Super Bowl.

Agora, eles tentam repetir as "zebras" nas semifinais de Conferência, que começam no sábado, já que todos os classificados do wild card voltam a atuar fora de casa.

Desde a inclusão da repescagem na NFL, em 1970, apenas 12 times alcançaram o Super Bowl passando pela fase, sendo que oito deles foram campeões, e só quatro venceram todos os jogos fora de casa.

Agora, a dúvida persiste: será que, na NFL, jogar em seu estádio como favorito vale tanto assim?