Topo

Rams paga quantia milionária e NFL libera retorno da franquia para Los Angeles

13/01/2016 12h03

O Rams - uma das 32 franquias da NFL - está de volta à Los Angeles. Após 21 anos na cidade de Saint Louis (onde chegou a ganhar um Superbowl), a franquia foi autorizada pela Liga a mudar para o estádio que será construído em Inglewood, no condado de Los Angeles, na Califórnia. A decisão foi tomada após 30 dos 32 donos das equipes que disputam o torneio votarem a favor da troca de local. Pela mudança, a franquia terá de pagar uma quantia de 500 milhões de dólares (cerca de R$ 2 bilhões). 

- Os donos das franquias da NFL aprovaram nesta terça-feira o retorno do Los Angeles Rams já em 2016. O novo estádio será inaugurado em 2019 - contou Roger Goodell, comissário do Rams, ao confirmar a mudança.

Proprietário da franquia, Stan Kroenke, que também é o acionista majoritário do clube londrino Arsenal, disse que vivia um momento agridoce e que viveu o processo mais difícil de sua carreira ao decidir-se pela mudança.

- Foi doloroso, pois sei que os cidadãos de Saint Louis terão para sempre como um tesouro o fato de ver o time alcançando duas finais de Superbowls e ter vencido uma - disse.

Além do Rams, o San Diego Chargers também tem interesse em se mudar para Inglewood. A franquia tem mais um ano para tentar o acordo para se mudar para Los Angeles. Os Chargers têm ainda a possibilidade de firmar uma parceria com o Oakland Raiders, em Carson.

Após 48 anos em Los Angeles, o Rams se mudou St. Louis em 1995. No entanto, como em Missouri o esporte mais popular é o beisebol, a franquia não conseguiu a popularidade esperada, resolvendo retornar à antiga casa.

A franquia do Rams foi criada em 1936, como Cleveland Rams. Porém, como a cidade já tinha o Browns, os dirigentes conseguiram em 1946 a transferência para a cidade de Los Angeles, onde ficou até 1995 e contava com grande torcida. Sua transferência para Saint Louis, juntamente com a decisão do Raiders em voltar para a suia cidade de origem, Oakland, deixou Los Angeles sem um time de futebol americano durante todo esse tempo.