Topo

Cheio de histórias, Campeonato Potiguar inicia neste sábado

23/01/2016 07h20

A edição de 2016 do Campeonato Potiguar começa neste sábado, mas já tem histórias repletas de confusões, alterações de tabela e situações para lá de exóticas. Os favoritos ABC e América terão dois rivais a menos: devido à seca, Coríntians e Santa Cruz desistiram, e apenas oito clubes disputarão o torneio. 

- O campeonato já era muito inchado, e as desistências aconteceram a 20 dias do início da competição. Por isto, mantivemos oito clubes, atendendo também às reivindicações do ABC e América por um calendário menor - revelou o vice-presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), Orlando Caldas, ao LANCE!.

O Alecrim - a terceira força - tornou-se uma incógnita graças a um fato inusitado que quase o deixou sem time, mas a toque de caixa passou a contar com um tricampeão mundial de futsal e um Messi.

Para quebrar jejum que dura desde 1986, o Alecrim - sete vezes campeão estadual - acertou com dois empresários um vínculo no qual eles pagariam uma quantia em troca da chegada de 20 jogadores e de um treinador. Isso fez o clube dispensar todo o elenco há 20 dias.

Mas, segundo o presidente do clube, Osvaldo Trigueiro, o acordo não foi cumprido e, cinco dias depois, foi feita nova barca e a montagem de equipe que entra em campo amanhã contra o América-RN saiu aos trancos e barrancos:

- Dos sócios, só um apareceu e não fizemos contrato. Os atletas que eles trouxeram, com a promessa de um time forte, tiveram de ir embora depois de cinco dias treinando. Assim que encerramos a parceria com eles, permanecemos com o treinador que eles enviaram, mas retomamos um acordo feito antes e felizmente temos um elenco - revelou ao LANCE!.

A lista de reforços é "luxuosa" e conta com Joan Nunes, ex-jogador da Seleção e tri mundial da Copa da Uefa e campeão do Mundial de Clubes... no FUTSAL, pelo Dínamo de Moscou, da Rússia, e pelo Kairat, do Cazaquistão. Joan troca as quadras pelo gramado aos 39 anos. 

Além dele, há um Messi. Não, não é o craque do Barcelona e vencedor da Bola de Ouro da Fifa, mas um goleiro que é homônimo do argentino e tem passagens por clubes potiguares, como Coríntians e Globo.

O Campeonato Potiguar ainda conta com situações esdrúxulas, que vão desde horário "atípico" a jogador contratado para mobilizar sócios. Confira mais destes causos ainda neste sábado, no LANCE!.

A COMPETIÇÃO

Rodada inicial

Sábado: ABC x Palmeiras e Potiguar x Globo

Domingo: Alecrim x América e Assu x Baraúnas

......................

Favoritos

O América, atual campeão é o favorito, pois começou bem cedo a pré-temporada e o treinador Aloísio Morais já o time definido. Seu concorrente eterno é o ABC, mas o time mudou totalmente em relação à 2015 (quando foi rebaixado para a Série C) e o técnico Narciso ainda não tem uma base. deve ratear muito nas primeiras rodadas. Dos outros concorrentes, apenas o Globo - que é um clube-empresa - possui recursos financeiros e organização para fazer frente aos dois grandes do estado. O restante fará figuração.