Topo

Vai começar o Gauchão: Veja como Grêmio e Inter chegam ao Estadual

29/01/2016 19h50

A bola vai rolar pelo Campeonato Gaúcho de 2016. Neste sábado, dois jogos - Juventude e São Paulo-RS e Glória e Veranópolis - abrem a 96ª edição do estadual, que, neste ano, contará com a participação de 14 clubes.Na primeira fase, todos os times se enfrentam e os oito melhores colocados avançam para as quartas de final.

O Intenacional, que vai buscar o sexto título consecutivo, e o Grêmio, que pidirá as atenções com a Copa Libertadores, entraram campo no domingo. Para esquentar o Campeonato Gaúcho, o LANCE! avalia como foi a preparação da dupla Gre-Nal para este início de temporada.

INTERNACIONAL

Campeão das últimas cinco edições do Estadual, o Internacional tem poucas mudanças entre os titulares que terminaram o ano de 2015 em alta. Indicado pelo técnico Argel Fucks, Fernando Bob é o único reforço trazido para 2016 que começará a temporada como titular. O volante tem feito a saída de bola da equipe e atua no meio-campo ao lado de Rodrigo Dourado, Anderson e D'Alessandro.

No dia 4 de janeiro, o elenco do Internacional iniciou a pré-temporada, que teve como destaque a excursão para os Estados Unidos. A delegação do Colorado passsou 11 dias em Orlando, onde participou da Florida Cup. No torneio, o time de Argel Fucks empatou em 3 a 3 com o Bayer Leverkusen (ALE) e venceu por 1 a 0 o Fluminense. Na última quarta-feira, estreou na Primeira Liga com um empate sem gols contra o Coritiba, no Beira-Rio.

Time-base: Alisson; William, Paulão, Réver e Artur; Fernando Bob, Rodrigo Dourado, Anderson e D'Alessandro: Vitinho e Eduardo Sasha. - Técnico: Argel Fucks.

Reforços para 2016: Fernando Bob, Fabinho, Paulo Cézar Magalhães e Marquinhos.

GRÊMIO

Após a ótima campanha no Brasileirão de 2015, o Grêmio de Roger Machado inicia a temporada pressionado pela conquista de um título. Com cinco competições a disputar no ano - Gauchão, Primeira Liga, Libertadores, Copa do Brasil e Brasileiro -, o Tricolor Gaúcho pidirá atenções neste primeiro semestre, mas deve atuar com força máxima no Estadual, que não conquista desde 2010.

Diferentemente do rival, o Grêmio optou por realizar uma pré-temporada "caseira". O elenco se reapresentou no CT Luiz Carvalho, em Porto Alegre, no dia 6 de janeiro. Com três reforços para 2016 - Wallace Oliveira, Kadu e Fred -, o time tem como novidade a confirmação de Everton entre os titulares. A equipe principal de Roger Machado fez dois amistosos na preparação para 2016: empate em 1 a 1 com o Danubio, do Uruguai, e vitória por 3 a 0 sobre o Sindicato dos Atletas.

PARA FICAR DE OLHO

Desde 2000, quando o Caxias conquistou o Gauchão, nenhum clube do interior do Rio Grande do Sul conseguiu tirar a taça de Grêmio ou Inter. Em 2016, quem pode surpreender é o Brasil de Pelotas. Na última temporada, o Xavante conseguiu o acesso para a Série B do Brasileiro e, assim como em 2014, foi o  terceiro lugar no Gauchão, conquistando o título do interior.

Sob o comando do técnico Rogério Zimmermann desde 2012, o Brasil tem como destaque o goleiro Eduardo Martini, o meia Diogo Oliveira e o centroavante Nena.

A pré-temporada Xavante começou no dia 8 de dezembro de 2015. Desde então, Zimmermann comandou o time em três testes: triunfo por 2 a 1 sobre o Sindicato de Atletas, empate em 1 a 1 com o Cruzeiro-RS e vitória de 1 a 0 sobre o São Paulo-RS. Mesmo assim, a diretoria do clube afirma que o time entra no Estadual para o rebaixamento.

Time-base: Marcelo Grohe; Wallace Oliveira, Pedro Geromel, Kadu e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Giuliano, Douglas e Everton; Luan. - Técnico: Roger Machado.

Reforços para 2016: Wallace Oliveira, Kadu e Fred.

Confira abaixo todos os jogos da 1ª rodada do Campeonato Gaúcho:

Sábado - 30/01

- Juventude x São Paulo-RS - Alfredo Jaconi, às 18h

- Glória x Veranópolis - Castanheiras, às 18h

Domingo - 31/01

- Brasil de Pelotas x Grêmio - Centenário, às 17h

- Novo Hamburgo x Cruzeiro-RS - Estádio do Vale, às 18h

- Passo Fundo x São José - Vermelhão da Serra, às 18h

- Aimoré x Lajeadense - Cristo Rei, às 18h

- Internacional x Ypiranga - Beira-Rio, às 19h30