Topo

Para findar jejum, Grêmio estreia no Gauchão contra o Brasil de Pelotas

30/01/2016 20h55

Findar um jejum que vem desde 2010 e, ao mesmo tempo, evitar que o rival conquiste o hexacampeonato. O Grêmio estreia no Campeonato Gaúcho deste ano ciente da responsabilidade de voltar a ser campeão. O primeiro adversário é o Brasil de Pelotas, que inicia a temporada do retorno à Série B do Brasileiro. O duelo de mando de campo do Xavante será às 17h deste domingo, no Centenário, em Caxias do Sul. O site do LANCE! acompanhará o duelo em tempo real.

O técnico Roger Machado optou por preserva seus titulares na rodada inaugural da Copa Sul-Minas-Rio diante do Avaí, na última quinta, para ter força máxima diante do Brasil. A única baixa será o meia-atacante Giuliano, lesionado. A tendência é que o volante Edinho, seja titular, o que fará Maicon ter mais liberdade para auxiliar na criação.

Um dos trunfos do Tricolor será o atacante Éverton, muito elogiado por Roger Machado desde a pré-temporada. Ele ressaltou que a expectativa é por dificuldades diante do Brasil.

- O Brasil é um time que vem junto há bastante tempo, é forte, apesar de não estar jogando em casa. Sabemos da dificuldade que teremos - disse o jogador, que exaltou as orientações que tem recebido de Roger:

- Ele fala que temos obrigação de buscar uma jogada inpidual no lado do campo. Acho que comecei a saber o momento certo de fazer coisas como dar o passe ou uma jogada de efeito.

MOTIVAÇÃO DE SOBRA NO BRASIL DE PELOTAS

O Brasil de Pelotas disputava a Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho, a Segundona, em 2013. Três anos depois, o Xavante inicia a temporada como o atual bicampeão do Interior e um dos 20 times da Série B do Campeonato Brasileiro. Foram três acessos desde então para o Xavante.

A tendência é que o time de Pelotas inicie o Gauchão com a base do time que atuou na pré-temporada. Foram cinco jogos, sendo quatro empates e uma derrota contra adversários do Gauchão.  O duelo deste domingo não acontecerá no Bento Freitas por conta de punição imposta pelo STJD. Depois, o Xavante atuará em seu estádio, que vem sendo modernizado.

Entre os principais destaques do Brasil estão o goleiro Eduardo Martini, o zagueiro Teco, ambos com passagens pelo Grêmio, Diogo Oliveira e Nena. O técnico Rogério Zimmermann, símbolo da reconstrução do Xavante, comanda o time desde maio de 2012. 

FICHA TÉCNICA

BRASIL DE PELOTAS X GRÊMIO

Local: Centenário, Caxias do SUl (RS)

Data-hora: 31/1/2016 - 17h

Árbitro: Rafael da Silva Alves (RS)

Auxiliares: Julio Cesar Rodrigues dos Santos (RS) e Marcos Vinícius Gonçalves dos Santos (RS)

BRASIL DE PELOTAS: Eduardo Martini; Wender, Camilo, Teco e Xaro; Leandro Leite, Washington, Moisés e Diogo Oliveira; Cleverson e Nena - Técnico: Rogério Zimmermann.

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Wallace Oliveira, Geromel, Kadu e Marcelo Oliveira; Walace, Edinho, Maicon, Douglas e Éverton; Luan - Técnico: Roger Machado.