Topo

Velejadores brasileiros se classificam para seis regatas da medalha nos EUA

30/01/2016 11h47

Na primeira competição com os 15 velejadores brasileiros confirmados nos Jogos Olímpicos Rio 2016 reunidos, a Equipe Brasileira de Vela se classificou para seis regatas da medalha na etapa de Miami (EUA) da Copa do Mundo da Federação Internacional de Vela (ISAF). O grande destaque foi Jorge Zarif, que terminou a fase de classificação da classe Finn na liderança. A disputa das medalhas está programada para este sábado (dia 30), a partir das 14h (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV. As regatas com os dez melhores barcos em cada classe terão comentários do bicampeão olímpico Marcelo Ferreira.

Na Baía de Biscayne, em Miami, na Flórida, Zarif mostrou regularidade durante toda a competição e terminou a classificação com 34 pontos perdidos. Ele ficou seguido de perto pelo dinamarquês Jonas Hogh-Christensen, com 36.

- Fiquei contente com o meu dia, pois as condições estavam bem difíceis. É legal estar na frente, mas está todo mundo muito perto - disse o brasileiro.

Na 470 feminina, Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan também fizeram bonito. Elas travaram intenso duelo com as austríacas Lara Vadlau e Jolanta Ogar durante toda a semana. Nesta sexta, as brasileiras fecharam em segundo, com 28 pontos perdidos, enquanto as adversárias somaram 24.

Bicampeão olímpico e classificado para sua sexta Olimpíada, Robert Scheidt também está em segundo lugar. Ele soma 45 pontos perdidos na classe Laser, apenas um ponto atrás do francês Jean Baptiste Bernaz. O também brasileiro Bruno Fontes não obteve a vaga na regata da medalha, terminando a disputa na 12ª posição, com 106 pontos perdidos.

Na 49erFX, as campeãs mundiais em 2014, Martine Grael e Kahena Kunze, terminaram a classificação em quinto lugar, com 114 pontos perdidos. Em primeiro ficaram as neozelandesas Alexandra Maloney e Molly Meech, com 67.

A Equipe Brasileira também terá representantes nas regatas da medalha nas duas pranchas. Na RS:X feminina, Patricia Freitas passou em quinto, com 65 pontos perdidos. A liderança é da britânica Bryony Shaw, com 28. Bruna Martinelli encerrou sua participação em 20º, com 169 pontos perdidos.

Na RS:X masculina, Ricardo Winicki, o Bimba, se classificou em sétimo, com 104 pontos perdidos. Em primeiro está o holandês Dorian Van Rijsselberge, com 23. Gabriel Bastos fechou a competição em 30º, com 248 pontos perdidos.

Nas demais classes, a Equipe Brasileira ficou fora da regata da medalha. Na 470 masculina, Henrique Haddad e Bruno Bethlem terminaram em 12º. Na Laser Radial, Fernanda Decnop foi a 21ª, Odile Ginaid a 25ª e Gabriella Kid a 55ª. Na Nacra 17, João Bulhões e Gabriela Nicolino terminaram em 22º, enquanto Samuel Albrecht e Isabel Swan foram 34º. Na 49er, Marco Grael e Gabriel Borges terminaram em 55º. Por conta de uma virose de Gabriel, a dupla somente conseguiu entrar na água nesta sexta-feira.

Na temporada 2015 das etapas da Copa do Mundo, o Brasil conquistou oito medalhas. Foram dois ouros (Fernanda e Ana na etapa de Hyères, e Martine e Kahena em Weymouth); duas pratas (Martine e Kahena em Hyères, e Bimba na etapa final em Abu Dhabi); e quatro bronzes (Martine e Kahena em Miami; Robert Scheidt em Hyères; e Patricia Freitas em Hyères e Abu Dhabi).

No total em etapas da Copa do Mundo (desde 2009), o Brasil soma 34 medalhas, sendo 17 de ouro, nove de prata e oito de bronze. O melhor resultado da Equipe Brasileira em número de medalhas douradas foi na etapa de Miami, em 2013, com duas. Em total de medalhas, o desempenho mais expressivo aconteceu no ano passado, em Hyères, com quatro subidas no pódio (um ouro, uma prata e dois bronzes).

A EQUIPE BRASILEIRA DE VELA NOS JOGOS RIO 2016

Laser: Robert Scheidt

Laser Radial: Fernanda Decnop

49er: Marco Grael e Gabriel Borges

49erFX: Martine Grael e Kahena Kunze

Finn: Jorge Zarif

470 feminina: Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan

470 masculina: Henrique Haddad e Bruno Bethlem

Nacra 17: Samuel Albrecht e Isabel Swan

RS:X feminina: Patricia Freitas

RS:X masculina: Ricardo Winicki, o Bimba