Topo

Everton faz campanha e arrecada fundos para rival deste domingo

31/01/2016 10h32

A torcida do Everton, um dos clubes mais tradicionais da Inglaterra, deu uma grande demonstração de espírito esportivo nesta semana. Um grupo de torcedores começou uma campanha para arrecadar dinheiro e ajudar o Carlisle United, adversário deste domingo dos Toffees da Copa da Inglaterra. E já conseguiu a meta estipulada com folgas.

Em dezembro do ano passado, a região de Cumbria, aonde está Carlisle, no noroeste da Inglaterra, sofreu muito com enchentes. E o Brunton Park, casa do time, ficou totalmente inundado. O município precisou evacuar parte da população. Na ocasião, a equipe também iria jogar pela FA Cup, mas fora de casa. O rival, Welling United, chegou a doar a renda da partida para os adversários, que venceram por 5 a 0 e passaram de fase. Até mesmo os jogadores do Carlisle se colocaram disponíveis para ajudar na recuperação.

Porém, como trata-se de um clube pequeno, com dificuldades financeiras e que está na Quarta Divisão, nem tudo está recuperado ainda. Por isso, o Everton Fans' Forum, um grupo de torcedores dos Toffees, resolveu ajudar. Eles criaram uma página no site "Crowdfunding" para arrecadar dinheiro para o Carlisle. A meta era de 7,5 mil libras (R$ 42,7 mil), e até às 10h30 (de Brasília) deste domingo, uma hora antes do jogo, 8,7 mil libras (49,5 mil) já tinham sido doadas.

- Assim como o Everton, o Carlisle United é uma referência em sua comunidade, e acreditamos que nosso próximo jogo apresenta uma oportunidade para nós, os fãs, de desempenhar o nosso papel - explicou Nick Mernock, presidente do grupo:

- Em consulta com o Carlisle United, decidimos fazer algo para ajudar, e eles confirmaram que os fundos arrecadados vão para a "Community Sports Trust", um órgão de caridade, para ajudar o clube, que é uma parte vital na comunidade, a se recuperar após as enchentes devastadoras.

A torcida comprou bastante a ideia, mas o próprio Everton fez questão de entrar no jogo. O clube anunciou uma doação de 5 mil libras (R$ 28,4 mil). Além de ter anunciado a iniciativa em sua conta no Twitter mais de uma vez.

O centenário clube de Carlisle está apenas na Quarta Divisão, bem distante do Everton, 12º lugar na Premier League e um dos times mais tradicionais do país. Os Cumbrians ocupam apenas a 13ª posição e estão a cinco pontos da zona de playoff de acesso à Terceirona.