Agência pune 12 jogadores após tumulto no clássico de La Plata

Enquanto a AFA (Associação de Futebol Argentino) não se posiciona oficialmente sobre os incidentes do último domingo, em Mar Del Plata, 15 protagonistas (12 atletas) da selvageria no último clássico "amistoso" entre Estadiantes e Gimnasia foram suspensos pela Agência de Prevenção da Violência no Esporte (Aprevide).

Quem ficou com a sanção mais pesada foi o Gimnasia: dez jogadores suspensos por duas rodadas do Campeonato Argentino e dois jogos com portões fechados (contra Olimpo e Patronato). No Estudiantes, pelo mesmo período, foram punidos apenas o goleiro Andujar e o lateral-esquerdo Álvaro Pereira, ex-São Paulo.

A Aprevide tomou a decisão baseada em uma lei na província de Buenos Aires, local onde está situada a cidade de Mar del Plata e os dois clubes.

Segundo a imprensa argentina, a AFA ainda está escutando os envolvidos dos clubes para tomar uma decisão sobre o assunto.

O TUMULTO

Tudo começou a ficar ruim no intervalo. A torcida do Gimnasia começou a provocar os rivais, tomando bandeiras do Estudiantes, e o clima ficou tenso. Foram necessários cerca de 10 minutos para que tudo se acalmasse e o segundo tempo pudesse começar. Porém, foi só a bola rolar que tudo voltou e a arbitragem precisou interromper novamente o amistoso.

Depois, ficou ainda mais grave após um lance protagonizado por Alvaro Pereira. O uruguaio cometeu uma falta grave, levantando demais a perna e acertando a cabeça de um jogador do Lobo, Facundo Oreja. Apesar da forte reclamação pelo momento, o jogo voltou.

Já nos acréscimos, a gota d'água. Ascaciber, do Estudiantes, acertou um carrinho violento em Antonio Medina. Ele foi expulso, mas a confusão estava feita. Reservas entraram, a briga começou e a polícia precisou entrar para acalmar os ânimos novamente.

Após a briga, o árbitro Silvio Trucco convocou os dois capitães, anunciou que a partida estava encerrada, com vitória do Estudiantes por 1 a 0, pediu para que os jogadores fossem adultos, falassem com suas torcidas e fossem embora.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos