Topo

Contra a crise, clubes apostam em sócios e já obtêm bons resultados

05/02/2016 10h05

Em meio à dificuldade na captação de patrocinadores no futebol, os clubes procuram novas alternativas na geração de receitas. A principal delas é a criação de programas de sócio-torcedor. Com apoio dos associados, as agremiações podem obter valores que superam as cotas de televisão e de patrocinador-máster. E nesta semana, alguns times seguiram por este caminho.

O Movimento por um Futebol Melhor, programa de benefícios aos associados em centenas de produtos e serviços, teve a inclusão de duas novas agremiações: Sergipe e o América-RJ. Os tradicionais clubes estaduais apostam alto em seus projetos e contam com torcedores apaixonados para obter o sucesso. Já entre os grandes, o Vasco relançou o seu programa de sócio-torcedor na última quarta-feira (3).

- Esse será o melhor projeto de sócio-torcedor lançado no Brasil. Adequamos esse projeto ao Vasco nacional. Não fizemos um projeto para atender ao torcedor próximo, mas sim nacionalmente. Esse é um projeto em que o torcedor do Vasco vai colaborar e ter o retorno, benefício de participar. Não é que estou dando e não recebo nada em troca não. Hoje é um dia muito importante para nós - declarou Eurico Miranda, durante coletiva de imprensa de apresentação do projeto cruz-maltino.

Internacional e Palmeiras são exemplos de clubes em que o programa de sócio-torcedor já representa grande parcela da receita. Em 2015, o Colorado arrecadou mais de R$ 60 milhões com os associados. Já o Verdão teve mais de R$ 40 milhões em ganhos.

No Brasil, o Corinthians é o clube com mais membros associados. De acordo com o Torcedômetro, ranking geral de adeptos, o Timão possui 134.631 afiliados. Palmeiras (126.903), Internacional (112.756), Grêmio (89.581) e São Paulo (81.352) completam as cinco primeiras posições.

Atualmente, o Movimento por um Futebol Melhor é parceiro de 69 agremiações. São quase 1 milhão e 100 mil adeptos distribuídos entre os times. Os associados já geraram mais de R$ 400 milhões aos clubes. Eles ainda podem aproveitar os benefícios oferecidos por Ambev (Brahma), Unilever, Pepsico, TIM, SKY, BIC, Raízen (Shell), Méliuz, Centauro.com.br, Easy Taxi, Editora Abril e Multiplus.