Topo

Wada confirma acordo entre Rússia e Reino Unido para controle antidoping

09/02/2016 17h12

A Agência Mundial Antidoping (WADA) confirmou nesta terça-feira a assinatura de um acordo de cooperação entre a agência antidoping da Rússia (Rusada), que está em período de não-conformidade com o código Mundial Anti-Doping, e o Reino Unido. As partes se ajudarão a fortalecer os mecanismos de controle de dopagem em caráter temporário.

A notícia foi pulgada dentro de um comunicado de atualização sobre o acompanhamento do caso da agência russa, que foi descredenciada após um escândalo deflagrado no ano passado envolvendo o atletismo do país.

A Wada lembra que, no dia 18 de novembro de 2015, declarou a Rusada incompatível com o código. Logo depois, em dezembro, uma equipe de especialistas da Wada e da agência do Reino Unido (Ukad) reuniram-se em Moscou com a entidade russa e o Ministério do Esporte russo para "explorar as formas e meios que um programa eficaz de antidopagem".

Como parte do projeto, a Ukad será responsável pelo planejamento dos testes de atletas russos no período em que a Rusada permanecer fora de conformidade. A gestão de resultados de todos os casos ficará a cargo de um organismo independente, com supervisão da Wada.

A agência mundial informou ainda que está trabalhando "diretamente com a Rusada e auxiliando a agência em seus esforços para recuperar o cumprimento do código". Disse ainda que não irá se pronunciar mais sobre o assunto no momento.