Toluca festeja 99 anos de diabruras no México

Um dos clubes de maior sucesso do futebol mexicano está em festa: o Toluca celebra 99 anos nesta sexta-feira. O time que ganhou o campeonato mexicano em dez oportunidades e será um dos rivais do Grêmio no Grupo 6 da Libertadores, terá um jogo nesta noite contra o Atlas que servirá para celebrar uma noite que se espera mágica no Estádio Nemésio Diéz.

- Coincidiu que a partida contra um de nossos mais tradicionais adversários, o Atlas, se dê exatamente no dia do aniversário. Todos os jogadores entrarão com uma camisa com o número 99, vamos festejar com a torcida, haverá um show. Porém, o mais importante é que será inaugurado um relógio que fará a contagem regressiva a 365 dias para o centenário - detalhou Francisco Suinaga, diretor comercial dos "Diablos".

- Contra o Atlas sempre há bons espetáculos, creio que será uma boa partida. Foi o nosso adversário da final de 1999, quando saímos campeões. Foi a última partida de Rafa Márquez pelo clube antes de ele ir para o Mônaco iniciar a sua espetacular carreira na Europa. Hoje ele regressa ao nosso estádio e há a expectativa de somar pontos. Afinal, temos tropeçado muito", concluiu Suinaga.

O dono do Toluca, Valentín Díez anda muito emocionado e faz uma exigência: que o Toluca lute muito para festejar o centenário com mais títulos nas suas vitrines, já que o clube viverá um ano muito intenso com a participação da Libertadores, a reforma do estádio e com o centenário às portas. Don Valentín diz que quer ser campeão e está animado ao ver a evolução da reforma, o estacionamento 70% pronto.

A direção adiantou um pouco do que se viverá no ano no centenário. Embora seja difícil que venha um rival de 'primeiro mundo' em fevereiro, no meio do ano, quando os calendários da Europa terão uma pausa, esse jogo poderá ocorrer.

- Na parte da parte de comercialização, estamos fazendo contatos e temos trabalhado muito há dois anos. O centenário irá concluir com muita festa, com a reinauguração do estádio, haverá muitas surpresas também de patrocinadores e, certamente haverá um jogo no meio do ano contra um gigante europeu. Não dará para ser no dia do centenário, em fevereiro, por causa do calendário, mas esperem isso para julho ou agosto - concluiu Suinaga.

Dono de dez títulos, o Toluca é o terceiro maior vencedor do Campeonato mexicano (atrás de America, com 12, e Chivas, com 11), é um dos únicos quatro times que jamais foram rebaixados da elite do país e é o dono da sexta maior torcida do país.

Campeonatos Mexicanos: (1966/67, 1967/68, 1974/75, Verão-1998, Verão-1999, Verão-2000, Apertura-2002, Apertura-2005, Apertura-2008 e Apertura-2010).

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos