Corinthians vê 'quebra-cabeça' em logística para jogo no deserto chileno

  • Ricardo Nogueira/Folhapress

    Time não foi direto para El Salvador porque a cidade é acanhada

    Time não foi direto para El Salvador porque a cidade é acanhada

O elenco do Corinthians embarcou no fim da tarde desta segunda-feira e chegou à noite em Santiago, capital do Chile, após voo tranquilo. A cidade de mais de 200 mil habitantes, porém, não será palco da estreia da equipe brasileira na Copa Libertadores de 2016. A partir de uma logística definida por Edu Gaspar, gerente de futebol do clube, como um "quebra-cabeça", o grupo ficará em Santiago até a manhã desta quarta-feira, e só então parte para El Salvador, cidade no meio do Deserto do Atacama, a mais de mil quilômetros da capital, onde está localizado o estádio El Cobre, do Cobresal, seu primeiro adversário.

O Corinthians não foi direto para El Salvador porque a cidade é acanhada e não oferece grandes opções de conforto e treinamento - o local, de apenas 8.600 habitantes, possui apenas dois hotéis, e um deles foi reservado pelo Timão para receber o time durante a tarde do dia do jogo. Assim, o grupo treinará terça-feira, nas dependências da Universidad do Chile, passa a noite na capital e terá um voo fretado pela manhã para El Salvador, onde se concentra no hotel até momentos antes de a bola rolar no estádio de cerca de 20 mil lugares.

- Jogar a Libertadores é sempre um prazer. As dificuldades fazem parte. E, por incrível que pareça, existe um charme em tudo isso aí. Quando você começa a estudar toda a logística e as dificuldades que às vezes existem, você tem de colocar tudo para trabalhar. É bacana de fazer tudo isso. É trabalhoso, mas é legal. Você tem de conectar os horários dos atletas com um bom horário de voo, ter atenção quanto ao sono, chegada, se vai ser boa para que eles possam almoçar ou treinar. É um conjunto de fatores que nós vamos montando um quebra-cabeça para encontrar a melhor logística possível - explicou Edu Gaspar, um dos profissionais responsáveis pela logística do Corinthians no Chile.

No estádio El Cobre, o Corinthians joga contra o Cobresal às 22h desta quarta-feira. Os jogadores passam a noite na própria cidade de El Salvador e de manhã, novamente em voo fretado, partem para Santiago. O grupo ainda treinará na capital do Chile antes de retornar ao Brasil. O próximo compromisso depois do Cobresal será no domingo, às 19h30, em Araraquara, pelo Campeonato Paulista, mas Tite dificilmente utilizará o grupo da estreia na Libertadores.

Novamente pela Libertadores, o Corinthians terá desafios fora de casa diante do Cerro Porteño, no Paraguai, e do Independiente Santa Fé, na Colômbia. A logística para Defensores del Chaco, em Assunção, e El Campín, em Bogotá, porém, é mais simples.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos