Topo

Capitão do Cobresal pede desculpas e nega intenção racista em declaração

17/02/2016 18h19

Uma declaração do volante Johan Fuentes, capitão do Cobresal, gerou polêmica na véspera do jogo contra o Corinthians, pela primeira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. Questionado sobre um suposto menosprezo do atual campeão brasileiro em relação ao modesto clube chileno, o jogador de 31 anos disse que havia lido declarações na internet e notou que "os negros estão bastante assustados por causa do deserto e da altitude". Combatido nas redes sociais por conta das declarações, Fuentes tentou explicar que não teve intenção racista na fala.

- A verdade é que eu nunca quis falar isso como forma de racismo ou mau-caráter. Eu admiro o futebol brasileiro. Essa briga que a imprensa criou é coisa de gente ruim. Acima de tudo, queria pedir desculpas a quem se sentiu ofendido e dizer que não quis falar nada nesse sentido - disse, ao portal da Band, o capitão do Cobresal, e um dos jogadores mais experientes do time que participa em 2016 de sua segunda Libertadores.

As declarações de Fuentes à rádio ADN, na terça-feira, repercutiram de imediado em outros veículos da imprensa chilena, como os tradicionais jornais "La Tercera" e "La Cuarta". Por conta da repercussão, a própria ADN disponibilizou o áudio da entrevista do jogador do Cobresal. O suposto cunho racista da frase foi combatido pelos torcedores do Corinthians nas redes sociais, ao passo que alguns chilenos disseram que a expressão "negros" é apenas uma maneira de tratamento no país, sem qualquer conotação preconceituosa. Fuentes culpou a imprensa pelo cunho atribuído à fala.

- Ontem me ligaram de quase todos os meios de Santiago. Falei dos brasileiros, do Corinthians e, lamentavelmente, não achei outra palavra e falei 'os negros', no sentido de que vinham assustados a El Salvador porque não conheciam o deserto. Não falei isso como uma forma de racismo, nem menosprezando o povo brasileiro. Mas aqui a imprensa é uma classe tão ruim que subiram a matéria de uma maneira como se eu estivesse falando mal. Depois me ligou a pessoa que fez a entrevista e eu disse: 'olha o que você faz com uma palavra ruim e uma frase solta colocada na internet. Isso faz mal ao futebol'. Na verdade, eu nunca falei assim. Ele me pediu desculpas e falou que tiraram a frase do que eu havia dito e subiram a matéria. Eu disse: 'bom, a cagada já está feita'. Não queria que saísse meu nome assim, como se eu fosse um jogador mau-caráter - relatou Johan Fuentes.

O Cobresal de Fuentes e o Corinthians se enfrentam nesta quarta-feira, às 22h, no estádio El Cobre, nos 2.600 metros de altitude da cidade de El Salvador, no Chile.