Topo

Após bolada na cabeça, zagueiro inglês se aposenta com dano cerebral

AP Photo/Clint Hughes
Imagem: AP Photo/Clint Hughes

20/02/2016 14h14

O zagueiro Andy Wilkinson, que passou a maior parte de sua carreira jogando pelo Stoke City, mas também sendo emprestado para clubes menores, teve de anunciar sua aposentadoria apenas aos 31 anos. Ainda no ano passado, o jogador levou uma violenta bolada na cabeça, e foi diagnosticado um dano cerebral.

A bolada aconteceu ainda no ano passado em partida contra o Blackburn Rovers pela Copa da Inglaterra. Desde então não jogou mais. Wilkinson acabou sentindo tontura e dificuldades na visão, como borrões. E ficaram mais frequentes com o tempo. Após os exames, foram detectados os danos. Especialistas da Inglaterra e dos Estados Unidos aconselharam o zagueiro a pendurar as chuteiras.

"Após mais de um ano da lesão, ainda há muitas coisas acontecendo com meu cérebro, minha visão e meu pescoço, todos os tipos de diferentes sintomas", disse o jogador em entrevista à emissora Sky Sports.

"Mesmo se amanhã eu acordasse bem e os especialistas dissessem que eu poderia jogar, o risco seria muito alto. Eles falaram que minha noção de profundidade está diferente do que de fato é. Eu preciso treinar novamente meu sistema motor ocular para voltar ao norma", completou.

Nascido em Yarnfield, cidade ao sul de Stoke-on-Trent, ele chegou ao clube ainda jovem, em 1998 para jogar nas categorias de base. Profissionalizou-se em 2001, e entre 2003 e 2007 foi sempre emprestado para clubes de pisões inferiores. Só se firmou em 2007/08, ano em que o Stoke City subiu para a Premiere League.

Perdeu espaço em 2013, e em 2014 chegou a ser emprestado para o Millwall. Depois da bolada que o afastou dos gramados, chegou a ficar sem contrato. Mas o Stoke, como forma de agradecimento pelos vários anos de serviço prestado, fez questão de renovar o contrato do zagueiro durante o tratamento.

"Eu vivi um verdadeiro sonho e uma incrível jornada. Eu joguei pelo meu time, o Stoke, por 15 anos, na Premier League, na Europa, e na final da Copa da Inglaterra. Isso é suficiente para fazer qualquer um ficar com os olhos borrados", postou o agora ex-jogador no Twitter.