Topo

Clássico de poesias! Há 100 anos, Nelson Rodrigues e Mário Filho chegavam ao Rio e ao Fla-Flu

21/02/2016 08h00

Engana-se quem acha que o Fla-Flu nasceu no Rio de Janeiro. O clássico, que ocorre pela 404 vez hoje, às 19h30, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, com transmissão em tempo real do LANCE!, tem origem no Recife. Não de fato, mas de história. Foi na capital pernambucana onde nasceram Mario Filho e Nelson Rodrigues, responsáveis por fazer o clássico ganhar esta dimensão de hoje em dia. E que completariam 100 anos da chegada ao Rio neste 2016.

Flamenguista, Mario Rodrigues Filho nasceu no Recife no dia 3 de junho de 1908, antes mesmo do primeiro clássico Fla-Flu (confira na linha do tempo abaixo os momentos mais marcantes da história do confronto). Tricolor, Nelson Falcão Rodrigues nasceu na cidade quatro anos mais tarde, em 23 de agosto de 1912.

Em 1915, o pai Mario Rodrigues foi tentar a sorte no Rio de Janeiro, então capital do Brasil. Com a família tinha o combinado de assim que encontrasse trabalho, chamava a família para ir a seu encontro. Maria Esther, sua esposa, não aguentou esperar e no ano seguinte, empenhou jóias e mandou um telegrama para o marido, levando os 14 filhos junto.

Já no Rio de Janeiro, a família se estabilizou. Mario Filho era um torcedor mais tímido, enquanto Nelson Rodrigues era fanático. Enquanto o flamenguista fomentava o clássico como ninguém, o tricolor era que melhor que o descrevia. Os textos da família Rodrigues invadiam o imaginário dos torcedores de uma forma ímpar não vista mais até hoje.

Mario Filho e Nelson Rodrigues foram responsáveis por frases marcantes em relação ao clássico. Um dia, o flamenguista eternizou "Se me perguntarem qual é o match que gosto mais, digo logo Fla-Flu. Aliás, ninguém me pergunta, todo mundo já sabe". Já o torcedor do Tricolor das Laranjeiras chegou a deixar marcado: "Há um parentesco óbvio entre o Fluminense e o Flamengo. E como este se gerou no ressentimento, eu diria que os dois são os irmãos Karamazov do futebol brasileiro".

A torcida tanto por Flamengo e Fluminense prosseguiu na família Rodrigues. Após o falecimento de Mario (Rio de Janeiro, 17/9/1966) e Nelson (Rio de Janeiro, 21/12/1980), coube a Mario Neto e Nelson Filho, seus herdeiros, a manutenção da história do charmoso clássico.

A expressão Fla-Flu é um clássico de poesias graças a Mario Filho e Nelson Rodrigues. Hoje o jogo não será disputado no Maracanã, onde tem o nome de Mario, mas emocionará a todos da mesma forma.