Topo

Eleição da Fifa: Infantino diz que terá mais da maioria dos votos da África

22/02/2016 19h41

Em campanha para a eleição para a presidência da Fifa, que ocorrerá em Zurique, na sexta-feira, o secretário geral da Uefa Gianni Infantino, um dos dois favoritos, deu uma declaração inesperada na sua curta passagem pela África do Sul, nesta segunda-feira:

- Vou fazer um impacto na África. Terei a maioria dos votos africanos. Nas discussões que tive com muitos presidentes africanos, posso dizer que me sinto muito confiante - disse o suíço.

Se isso vier a ocorrer, será uma surpresa. Afinal, na reunião do Comitê Executivo da Confederação Africana de Futebol, no último dia 5, ficou determinado que os 54 votos do continente iriam para o outro favorito, o Xeque Salman, aliado de Isaa Hayatou (ex-presidente da CAF e atual presidente interinos da Fifa). E, pelo menos até esta segunda-feira, o que se especulava era que, mesmo se ocorresse votos fora do bloco, o números de dissidentes africanos para a candidatura de Infantino seria extremamente pequeno (de dois a cinco).

Gianni Infantino esteve nesta segunda-feira fazendo campanha na África do Sul e se encontrou com um dos candidatos nanicos: Tokyo Sexwhale. Infantino na verdade fez uma visita a Tokyo. O candidato sul-africano fizera um convite a todos os outros concorrentes (além de Xeque Salman, o Principe Ali e Jérôme Champagne) para um passeio pela Ilha Robben, local onde Tokyo e Nelson Mandela ficaram presos durante o período do Apartheid. Apenas Infantino deu o OK.

Perguntado se o fato de aparecer ao lado de um concorrente seria uma forma de mostrar que está sendo costurada uma aliança, Infantino desconversou:

- Este é um tipo de coisa que não está sendo colocada neste momento. E eu não teria nada a esconder. Se estivesse interessado em alianças,eu diria.

Já Sexwhale tinha um discurso mais enigmático, dizendo que era realista e que acordos fazem parte de eleições.

- Para a linha de chegada, haverá alianças. Estou aberto para negociações - comentou o sul-africano.

Entenda a eleição da Fifa

A eleição para a sucessão de Joseph Blatter tem cinco os candidatos:

Gianni Infantino - Secretário geral da Uefa e que entrou no pleito quando Micjhel Platini, presidente da Uefa, foi impedido de participar por estar punido pela Fifa. Infantino apareceu como "candidato laranja", mas logo ganhou força por ser considerado um político hábil e competente. 

Xeque Salman Khalifa -  Chefão da confederação asiática, bilionário e da família real do Bahrein, lançou a sua candidatura quando faltavam poucas horas para o fim do prazo. Trata-se de um nome muito bem visto por Joseph Blatter e seus aliados.

Jérôme Champagne - Ex-membro da Fifa, outro que pode ser considerado muito ligado a Blatter.

Príncipe Ali - jordaniano que foi o rival de Blatter na eleição de maio passado e que obteve 73 votos. Na última eleição, era o único da oposição. Desta vez, quase todos os seus votos acabarão sendo herdados por Infantino ou Salman.

Tokyo Sexwhale -  Empresário sul-africano, milionário das telecomunicações no país, com pouca experiência no esporte e que desde o início foi visto como a candidatura mais inusitada.

São 209 votos em jogo e quase todos estão pididos para dois candidatos. Salman contabiliza 46 votos asiáticos e 54 votos africanos, o que dá 100 votos. Infantino e sua equipe acreditam que terão os 35 votos da Concacaf, os 10 da Conmebol e os 53 da Europa, o que dá 98.

Na teoria, há ainda onze votos da Oceania, que não fechou ainda se votará em bloco ou se liberará os votos de seus membros.

Como há uma grande possibilidade de tanto Infantino quanto Salman obterem votos de federações que se dizem fechadas com os candidatos rivais (afinal o voto é secreto) neste momento vem sendo travada uma batalha de lobistas nos bastidores que provavelmente decidirá a eleição.

Como é a eleição

Há vários turnos (ou rounds) a cada turno, quem tiver o menor número de votos vai sendo eliminado. Entretanto, a eleição pode terminar no primeiro turno se um dos candidatos conseguir 139 votos (2/3 mais um).  Pelo que está sendo desenhado,  nem Infantino nem Salman chegam perto deste mínimo e ocorrerão turnos.  Caso nenhum candidato renuncie antes da votação, provavelmente Champagne e Tokyo cairão nos dois primeiros turnos e Ali será eliminado no terceiro. Em relação às alianças,  Champagne provavelmente apoiará Salman, mas ainda é incerto o que Ali e Tokyo decidirão .