Topo

Spider brinca, derruba Bisping, mas é derrotado e reclama: 'Corrupção'

27/02/2016 20h42

A espera pelo retorno de Anderson Silva ao octógono durou longos 13 meses por conta do flagra no doping e a suspensão aplicada pela comissão atlética em uma temporada turbulenta. E a volta do brasileiro não foi o esperado nem para o brasileiro e nem para o púbico. Na luta principal do UFC Londres, que aconteceu neste sábado, Michael Bisping venceu Spider na decisão unânime dos juízes após apresentação polêmica do brasileiro. 

De volta à ativa, o brasileiro voltou ao octógono e, apesar do discurso de motivação, mirando o cinturão do UFC, o ex-campeão trouxe de volta ao cage consigo muitas provocações, brincadeiras e falta de agressividade. Com a confiança em alta, o brasileiro teve a luta a luta não mãos em persos momentos, mas optou por deixar o duelo seguir. No terceiro round ele chegou a nocautear Bisping, mas o gongo soou e o duelo teve de seguir, o que irritou o atleta tupiniquim.

- Preciso dizer obrigado a todo mundo que veio até aqui. Estou feliz em voltar a Londres. Obrigado a todos que me ajudaram a chegar até aqui. Brasil, a parada é a seguinte: não tem como vencer de um jeito, eles tiram de outro. Não tem o que falar, vocês viram o que aconteceu. Missão dada, missão cumprida. É igual no Brasil: corrupção total - disparou o brasileiro.

Já Bisping, preferiu comemorar o resultado. Com o rosto desfigurado e sangrento, o inglês se emocionou pelo triunfo e reverenciou Spider.

- Tudo o que sei é que quis essa luta a minha vida inteira, a torcida me deu o poder. Sou apenas um cara com experiência, mas significa o mundo para mim. Ele é o melhor de todos os tempos, eu o respeito e por isso estou emocionado. Disse algumas coisas, mas Anderson me inspirou desde pequeno, sempre quis ser como ele. Anderson, muito obrigado. Acho que preciso de um médico, achei que me sairia melhor do que isso, mas tive força - declarou Bisping, logo após a luta.

A LUTA

O confronto começou muito estudado e com ambos os lutadores se movimentando bem. O brasileiro sofreu os primeiros golpes, e, aos poucos, foi acordando para o combate. O boxe do brasileiro rendeu bons socos, mas Bisping se mostrou mais ativo e com um volume maior. O primeiro assalto acabou com uma trocação franca. 

A segunda etapa se iniciou com o duelo na trocação. Enquanto Spider começava a exagerar nas brincadeiras, o inglês mantinha a postura e seguia atacando de forma focada. Spider chegou a acertar bons golpes, mas o volume de Michael foi maior mais uma vez. O brasileiro chegou a fintar danças e fingir sentir os golpes do rival. Ele acabou o assalto levando um soco no queixo que o derrubou. No solo, ele conseguiu se recuperar.

O terceiro round foi mais movimentado e contou com bons golpes de Bisping no início. Anderson acordoi no fim da etapa, acertou bons chites e encaixou uma joelhada voadora espetacular, que derrubou o inglês no chão. O Gongo soou, Spider comemorou, mas a luta não tinha acadado. Foram necessários alguns segundos para o duelo recomeçar. 

Abalado, Bisping iniciou a quarta etapa em ritmo menor. Spider voltou se movimentando e deixando o inglês cercá-lo na grade, onde Bisping soltava mais golpes e Anderson se esquivava de forma arriscada. O número de brincadeiras do brasileiros diminuiu, mas a falta de agressividade impressionava. Nos segundos finais, o brasileiro melhorou, conseguiu colocar o inglês para andar para trás e acertou joelhadas socos e até um soco voador.

No último round, Anderson andou mais para frente. Bisping, com um corte no olho, foi cercado, mas manteve a garra em seus ataques, andando muita vezes para frente. O brasileiro chegou a acertar um chute frontal espetacular que abalou o inglês, mas Anderson não andou para cima e deixou o rival se recuperar no combate. 

Com o resultado, Anderson Silva conquista a primeira vitória desde outubro de 2012. Foram 40 meses sem vencer. O brasileiro agora vive a expectativa de ganhar uma nova chance pelo título dos médios da organização. Já Bisping, tem interrompida uma sequência de dois triunfos em sequência. O inglês perde mais uma chance de se aproximar do topo e terá de recomeçar sua caminhada.